Ademir Bortoli quer criar Olimpíada da Terceira Idade

por assecom — publicado 21/08/2013 17h49, última modificação 17/12/2014 19h58
Projeto visa promover o envelhecimento de forma saudável e oportunizar lazer para as pessoas idosas.

A Câmara de Sinop aprovou, em primeira votação, um Projeto de Lei de autoria do vereador Ademir Bortoli (DEM), para criar Olimpíada da Terceira Idade no município. A proposta ainda deve voltar à pauta para outras duas votações.

Pelo projeto, os jogos seriam realizados anualmente no mês de outubro, destinado pela Organização das Nações Unidas como o mês do idoso.

As modalidades esportivas e culturais da Olimpíada da Terceira Idade devem ser escolhidas por uma comissão organizadora (que será escolhida pela Prefeitura) em conjunto com os profissionais de fisioterapia e educação física da rede municipal. No entanto, se o projeto for aprovado com o texto original, modalidades como jogos de dama, dominó, baralho, bocha e dança de salão serão obrigatórios.

“Cumpre ressaltar que nosso Projeto de Lei tem um olhar preferencial para o envelhecimento saudável e digno de uma parcela significativa da população sinopense que merece envelhecer com saúde e alegria”, justificou Bortoli.

INDICAÇÕES – Nas indicações, Bortoli pediu que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAES) passe a colocar o endereço completo, com o bairro e CEP, do morador nas contas de água.

“O acréscimo tanto do bairro quanto do CEP vai facilitar a vida das pessoas que precisam comprovar endereço em bancos, órgãos públicos como Previdência Social, Receita Federal, ou mesmo no comércio, além disso, houve mudança de CEP recentemente e a modificação foi feita em todas as ruas mas ainda não foi colocado o CEP na maioria dos postes e placas”, explicou.

Em outra indicação o vereador sugere que sejam colocadas placas educativas em locais públicos de grande circulação.