Ademir Debortoli aprova fibromialgia em lista prioritária da saúde

por Marco Stamm — publicado 30/06/2020 10h23, última modificação 30/06/2020 10h23
Ademir Debortoli aprova fibromialgia em lista prioritária da saúde

Foto: Gilson Carlos/Assessoria Câmara

O Projeto de Lei 50/2020, de autoria do vereador Ademir Debortoli (Republicanos), foi aprovado por unanimidade, em segunda e última votação, durante a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada segunda-feira (29) no plenário Jorge Abreu. Se sancionado pelo Poder Executivo, vai incluir os portadores de fibromialgia na prioridade para os atendimentos de saúde, junto com pacientes que realizam tratamento de quimioterapia, hemodiálise e que utilizam bolsa de colostomia.

A inclusão será possível graças à alteração da redação da súmula e da lei 2.588 de 2018, que trata sobre as prioridades no atendimento da saúde e também acrescenta o paciente com fibromialgia na lista de quem tem acesso ao transporte coletivo público gratuito e prioridade nos estacionamentos para pessoa com deficiência.

A síndrome da fibromialgia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia apresenta sintomas de cansaço, sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Outra característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10% a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia.