Ademir Debortoli e vereadores fazem Moção de Apelo por Hospital

por Assessoria Câmara Sinop — publicado 06/11/2018 13h49, última modificação 06/11/2018 13h49
Ademir Debortoli e vereadores fazem Moção de Apelo por Hospital

Foto: Gilson Carlos

O presidente da Câmara Municipal de Sinop, vereador Ademir Debortoli (MDB), propôs uma Moção de Apelo, apresentada extra pauta na 37ª sessão ordinária do Legislativo Municipal realizada na segunda-feira (5), cobrando o Governo do Estado o repasse financeiro que deve ao Hospital Regional de Sinop. A proposta foi assinada por todos os parlamentares e, igualmente, aprovada por unanimidade.

O pedido se refere ao cumprimento do contrato de gestão emergencial assinado entre Secretaria de Estado de Saúde e o Instituto Gerir, que assumiu o Hospital Regional no final do ano passado.

A Moção de Apelo explica que os repasses são para o pagamento de salários dos funcionários, entre eles médicos e enfermeiros, alguns atrasados desde agosto, e também fornecedores. Além de ser usado para compra de insumos básicos utilizados no tratamento de pacientes no dia-a-dia e também em situações cirúrgicas.

Se o apelo for atendido, o Instituto Gerir acredita que pode regularizar o atendimento de cirurgias ortopédicas e das demais especialidades, todas comprometidas com a falta de dinheiro, e dar manutenção nos aparelhos da unidade, que estão deteriorados.

Por fim, a petição apela para que o Governo do Estado, mesmo no apagar das luzes da administração de Pedro Taques, apresente um plano de contingenciamento imediato para evitar que os problemas continuem de forma repetida.

Na mesma sessão, o presidente encaminhou um Requerimento solicitando informações da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. Ele quer cópia do contrato 050/2015 assinado para a construção da quadra poliesportiva da escola municipal Lindolfo José Trierweiller e todos os aditivos, que não estão disponibilizados no Portal da Transparência da prefeitura.

O Requerimento é um reforço à uma indicação já apresentada pela vereadora Mirim Jeniffer Fontanelli.