Após reunião com ceramistas e vereadores, Sinop Energia libera ponte da Estrada Irene

por Suzana Machado/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 10/07/2018 23h01, última modificação 10/07/2018 23h01

Atendendo a pedido dos ceramistas, a Câmara Municipal de Sinop intermediou na tarde desta terça-feira (10), reunião entre representantes do setor e da Sinop Energia para tratarem sobre o bloqueio de uma ponte localizada na Estrada Irene, que da acesso às jazidas de argila exploradas pelo setor.

Após muita discussão e sugestões, a Sinop Energia decidiu por liberar o acesso à ponte pelo período de 20 dias para que os empresários possam manter suas atividades, até que uma solução definitiva seja encontrada.  A ponte deve ser liberada para o tráfego a partir das 05 horas da manhã desta quarta-feira (11).

A referida ponte (de madeira) deverá passar por uma readequação ou nova construção para atender às exigências da Agência Nacional de Águas e a usina tem o prazo de até 31 de agosto para conclusão da obra. Porém a interrupção do trânsito neste momento, sem uma alternativa ágil e que não onerasse os serviços, inviabilizou o trabalho de retirada da matéria prima por parte dos ceramistas.

O setor conta com 18 cerâmicas e é responsável por 400 empregos diretos no município, além de envolver diretamente o segmento da construção civil, atingindo em torno de 10 mil pessoas de forma direta.

A solução é temporária. Na próxima sexta-feira (13), em horário a ser definido, os ceramistas devem se reunir novamente com vereadores e a Sinop Energia para debaterem sobre uma solução definitiva para o problema.