Aprovado projeto de Visera que valoriza moradores e pioneiros de Sinop

por Roneir Correa de Menezes publicado 19/02/2020 13h00, última modificação 19/02/2020 17h58
Aprovado projeto de Visera que valoriza moradores e pioneiros de Sinop

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Sinop aprovou por unanimidade, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (17), o Projeto de Lei (PL) 125/2019 de autoria do vice-presidente, vereador Leonardo Visera (PP), que propõe valorização aos pioneiros de Sinop.

A matéria restringe nomeações de ruas e avenidas, pinturas em logradouros públicos, instalação de bustos e estátuas às pessoas que viveram no município e contribuíram para o seu desenvolvimento, como é o caso dos pioneiros, empresários e agentes públicos.

Em seu artigo quinto, o projeto abre uma exceção e permite que pessoas que não viveram no município sejam homenageadas nele, mas para isso precisa ter desenvolvido ações de suma importância para o país, ou fora dele e também dependerá da aprovação do legislativo, como atualmente já acontece em casos de alteração de nomes de ruas e avenidas.

Além disso, as secretarias ou diretorias, através de seus conselhos municipais, poderão vetar projetos custeados por recursos públicos, que trouxerem em seu contexto propostas que sejam contrárias a essa legislação.

“Nada mais coerente e justo concedermos homenagens com registros em prédios públicos ou logradouros de imagens ou nomes em alusão às pessoas que escolheram essa terra para construir sua família, contribuindo de forma direta com o desenvolvimento desse município”, defendeu ele.

O parlamentar acrescenta ainda que “não faz sentido, por exemplo, nomearmos logradouros ou pintarmos imagens em alusão às pessoas ou casos ocorridos fora do município, que não tenha nenhuma ligação com a nossa cidade”, finalizou.

A proposta foi aprovada por unanimidade entre os vereadores presentes, em segunda e última votação. Ela segue para sanção da chefe do Poder Executivo Municipal de Sinop.