As conquistas das mulheres passam pela política
As vereadoras Josi Palmassola (PP) e Neiva da Alvorada (PMDB) são as representantes femininas na Câmara de vereadores sinopense.
Neiva está no primeiro mandato e Josi, que assumiu a cadeira por 32 dias, substitui Dalton Martini (PP) que pediu afastamento, já cumpriu um mandato inteiro, de 97 à 2000.
As duas são nossas personagens para evidenciar o papel da mulher na política.
Segundo Neiva, a mulher avançou caminhos, conquistou espaço e em cada um deles mostrou que é competente, capaz.
“Me sinto realizada como empresária e agora como vereadora. A cada dia aumenta minha vontade de participar da vida das pessoas, de ajudar, ser a voz daqueles que acreditam numa cidade melhor”, justificou.
Josi destaca o papel que teve durante quatro anos de mandato. Conforme a parlamentar, ela ajudou na luta pela implantação da Delegacia da Mulher em Sinop e também do projeto Mães Crecheiras.
“Avalio como tímida a participação da mulher, há mais espaço. É preciso cada uma mostrar o seu potencial e se envolver nas ações populares”, disse.
A Câmara de vereadores em Sinop conta com um quadro de funcionários de 90 pessoas. 42 são mulheres que estão em várias funções, desde a recepção, secretaria, gabinetes, administrativo, imprensa e outros.
Já os parlamentares reconhecem o trabalho das mulheres, tanto no plenário como no cotidiano de centenas de profissões.
“Já se tornou tão normal a convivência com as mulheres dentro da política que nem é mais um tabu. Aquelas que conquistaram seu espaço, com certeza vai servir de exemplo para que outras entrem na política. Só tenho a agradecer as mulheres que são tão importantes na parte administrativa da Câmara, cada um dentro da sua responsabilidade”, comentou o presidente da casa de leis, Mauro Garcia (PMDB).
Os demais integrantes da mesa diretora da Câmara, também comentaram sobre a data, 8 de março, onde se comemora o Dia Internacional da Mulher.
“Mulher representa beleza, ternura, inteligência, delicadeza, garra e amor”, Carlão Coca-Cola (PSD) primeiro vice presidente.
“O convívio com as vereadoras em especial é tranquilo. As mulheres demonstram maior clareza, entendimento em certos debates dentro da política. Só tenho a dizer que todas são especiais”, Roger Schallenberger (PR), segundo vice presidente da mesa.
“O próprio casamento faz com que homem e mulher trassem objetivos e trabalhem para uma convivência harmoniosa. Neste dia especial, quero parabenizar todas que tem nos auxiliado no trabalho político, dentro e fora da Câmara”, Ticola (PMDB), primeiro secretário.
“A mulher consegue transpor uma forma de equilíbrio para os debates pertinentes ao interesse na sociedade. Acredito que a mulher precisa estar ao lado do homem em todos os aspectos”, Professor Hedvaldo Costa (PSB) segundo secretário.