Assunção quer esporte para ocupar crianças

por assecom — publicado 20/02/2014 17h21, última modificação 17/12/2014 19h59
Proposta do vereador é atender crianças em idade escolar e evitar que fiquem expostas as situações de risco

A implantação do projeto “Celeiro de Craques” no município de Sinop foi uma das indicações apresentadas pelo vereador Fernando Assunção (PSDB), durante a sessão de segunda-feira (17), e aprovada por todos os parlamentares. A proposta visa atender, com aulas de futebol, crianças em situação de risco, ou seja, que estão ociosos no período oposto ao horário escolar.

De acordo com Fernando Assunção, o projeto é resultado de experiências desenvolvidas em outros Estados e foi sugerida ao parlamentar por um ex-atleta, Anderson Zorzi. Segundo ele, o projeto irá beneficiar, principalmente, crianças da rede pública e deve ser desenvolvido nas escolas ou ginásios de esportes existentes nos bairros. Caberá à Prefeitura definir a melhor forma de aplicação do projeto.

“(o projeto) oportunizará crianças e adolescentes em situação de risco, oriundos, preferencialmente da rede municipal de ensino, que estejam regularmente matriculados e frequentando a sala de aula, contribuindo para sua formação de cidadania. Além disso, usará exemplos do futebol, para explicar valores importantes para vida, como trabalho em grupo e respeito ao próximo”, destacou.

Outra indicação apresentada por Assunção foi a que pede a viabilização de um convênio com o Ministério dos Esportes para que o programa “Praça da juventude” também seja implantado em Sinop. O programa, conforme Fernando, é destinado a comunidades situadas em locais com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer.

“Além de democratizarem ao esporte e lazer incentivam a inclusão digital e a produção cultural, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária”, justificou.  As propostas foram encaminhadas às Secretarias de Esporte e Diversidade Cultural, respectivamente.