Bancos terão que ter porta giratória com detector de metal

por assecom — publicado 24/09/2014 17h04, última modificação 17/12/2014 19h59
Projeto do presidente da Câmara, Dalton Martini, estende a todas as agências bancárias do município.

As agências bancárias que ainda não instalaram portas giratórias com detector de metal terão que se apressar. Na sessão da última segunda-feira (22) os vereadores provaram, em segunda e última votação, o projeto do vereador Dalton Martini (PP) que obriga o equipamento. 

De acordo com a proposta, as agências terão o prazo de dois meses para se adequarem as novas regras. Período que passa a contar a partir da data de publicação da lei, após ser sancionada pelo prefeito Juarez Costa. O banco que não atender às novas exigências pode ser multado em 100 Unidades de Referência (UR’s). 

Conforme Dalton, a medida foi necessária para atender um pedido feito pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (SEEB-MT). A entidade, segundo o presidente da Casa, está preocupada com a facilitação para ação de criminosos em agências que não disponibilizam da proteção. 

“(...) preocupado (Seeb) com a vulnerabilidade e facilidade da entrada de pessoas que eventualmente portem quaisquer tipos de metais que possam provocar uma ação criminosa nas agências que ainda não possuem a porta giratória”, justificou lembrando que, hoje, os grandes bancos possuem os equipamentos. 

O projeto será encaminhado ao Executivo para ser sancionado e a exigência passe a ser cobrada.