Bortoli denuncia problemas na Casa de Apoio conveniada com a prefeitura

por assecom — publicado 05/08/2015 12h45, última modificação 06/08/2015 15h47

O parlamentar do PROS, apresentou requerimento na sessão da Câmara Municipal de Sinop desta semana, solicitando informações da prefeitura, sobre o contrato de serviço firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop e a Casa de Apoio “Deus é Fiel”, que funciona em Cuiabá.

Em tribuna, o vereador Ademir Bortoli denunciou que os pacientes acusam maus tratos, falta de equipamentos de segurança para higienizar banheiros, venda de doces e objetos pessoais e atitudes agressivas dos funcionários da Casa.

“Quero saber os valores repassados à essa Casa de Apoio, como funciona o transporte dentro de Cuiabá, depois que o paciente está na Casa, quantas refeições e o que é servido. A quem recai a responsabilidade sobre a limpeza dos quartos e sanitários e a legalidade da venda de mercadorias dentro da instituição. Essas denúncias são graves e serão apuradas”, disse Ademir Bortoli.

A Casa de Apoio "Deus é Fiel" recebe pacientes encaminhados pela secretaria de Saúde do município, que vão até a capital realizar exames ou fazer tratamento de saúde. Algumas pessoas temem represálias por estar denunciando.

A mulher, L. C. de 57 anos, revelou que sofreu maus tratos na casa e viu muitos desentendimentos e ameaças de morte entre os responsáveis pela instituição, conforme relatou a assessoria do vereador.

“Há muitas brigas entre eles e isso acaba afetando agente que está doente e precisa de um local tranquilo. Também fui maltratada com palavras, gestos e ameaças. Fiquei lá vários dias vi muita coisa, até doentes encaminhados pelo SUS tendo que pagar 30 reais para serem levados pelo veículo da Casa de Apoio para fazer exames e quimioterapias e o veículo era adesivado”, descreveu a paciente.

A secretaria de Saúde de Sinop tem o prazo de 15 dias para enviar resposta para a Câmara Municipal.

Uma cópia do requerimento foi encaminhado também ao responsável pela Casa de Apoio "Deus é Fiel".