Bortoli quer mais apoio da prefeitura ao esporte e propõe criação do "Bolsa Atleta"

por assecom — publicado 18/06/2015 16h15, última modificação 18/06/2015 19h02

Sinop poderá se tornar uma referência no apoio a atletas. O projeto depende do executivo. As maiores necessidades que os praticantes enfrentam é a falta de recursos para bancar a preparação física, estrutura de treinamento, alimentação e logística para participar de competições.

O vereador Ademir Bortoli (PROS), encaminhou indicação na última sessão da Câmara, propondo que o prefeito Juarez Costa (PMDB), implante o Programa Municipal Bolsa Atleta.

A ideia é oportunizar e incentivar a descoberta de novos talentos entre adolescentes e jovens estudantes que não têm condições financeiras de se dedicar a alguma modalidade de forma profissional.

“Eu havia apresentado esse projeto no ano anterior, mas não foi acatado pelo Poder Público. Continuo insistindo porque que sei que o esporte é um dos caminhos que tiram os adolescentes das drogas, da marginalidade. É Preciso agir e investir financeiramente nesses alunos atletas”, disse Bortoli.

Conforme o que propõe a indicação, a ajuda instituída, financiará inscrições para competições, custeará alimentação, passagem, e acomodação dentro e fora do Estado.

Sinop tem milhares de jovens estudando e desenvolvendo atividade física diariamente. No meio de tantos, existem talentos que precisam ser lapidados, mas antes disso ter condições de aprimorar suas técnicas.

“ Muitos iniciam sua carreira aos 09 ou 10 anos, mas quando chegam aos 16, acabam desistindo por falta de incentivo. É preciso criar urgente mecanismos de acompanhamento e promoção desses atletas. As Leis de incentivo são o que mantém o projeto, junto com o apoio de empresas e da comunidade”, disse Emerson Rodrigues dos Santos, professor de atletismo e coordenador do projeto “Atletismo Conviver”, quando usou a Tribuna Livre na Câmara.

De acordo com o parlamentar, é necessário que poder público tenha investimentos na área de esportes e lazer no município, pois gera qualidade de vida.

O Anteprojeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e agora segue para que o executivo transforme em projeto e encaminhe para a Câmara.

O vereador também apresentou na sessão, pedido para que a secretaria de Obras e Serviços Urbanos, instale tubulação e posteriormente crie um estacionamento na avenida dos Jatobás, defronte a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim Celeste.