Branca homenageia professora por projeto Afro Brasileira “O Negro”

por Roneir Correa de Menezes publicado 20/11/2019 13h50, última modificação 19/11/2019 17h20
Branca homenageia professora por projeto Afro Brasileira “O Negro”

Foto: Gilson Santos

Assessoria Câmara Municipal

Em alusão ao dia da Consciência Negra, celebrado todos os anos no dia 20 de novembro, a vereadora Professora Branca (PL) concedeu uma homenagem, através da Moção de Aplauso 052/2019, à professora Simone dos Santos Medeiros Siqueira, por desenvolver atividades voltadas à Cultura Afro Brasileira.

No documento a parlamentar expõe que a docente do Centro Universitário Fasipe (UniFasipe), em 2012 desenvolveu o projeto social “O Negro”. Naquele ano o evento foi realizado em parceria com os acadêmicos do curso de Turismo, mas devido a sua magnitude e importância no seio da sociedade, desde 2013 passou a integrar o calendário de eventos da instituição.

O Negro é desenvolvido todos os anos, promovendo palestras, rodas de conversa, mesa redonda, dentre outros, todos voltados às minorias, Cultura Afro Brasileira, Direitos Humanos e Relações Étnico-raciais.

Este ano o evento ocorreu nesta terça-feira (19) e trouxe para discussão o tema “Imigrantes Afro-descendentes e suas Histórias”. Foi sediado na própria instituição de ensino superior. Contou com a participação do curso de Jornalismo, profissionais da área, professores, acadêmicos e advogados da área do Direito do Trabalho e de Imigrantes da República Dominicana, Venezuela, Colômbia, Cuba e Haiti.

“Por isso são dignos de todas as homenagens pelo trabalho e esforço realizado por todos os envolvidos na organização desse importantíssimo evento”, destacou a parlamentar.

Através da indicação 834/2019, Branca cobrou da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura a necessidade de reformar o espaço físico da Biblioteca Municipal com a finalidade de implantar adequações inovadoras, como por exemplo, salas de informática.

“Hoje a Biblioteca Municipal atende de forma precária, não tendo nem a catalogação informatizada do acervo. A reforma com a inclusão de uma sala de informática, atenderá uma demanda dos setores, podendo proporcionar melhorias de pesquisas para todos os usuários”, justificou ela.

Ainda por meio da indicação 835/2019, cobrou da mesma secretaria, em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, a implantação de uma creche no bairro Vitória Régia. O objetivo é que a unidade atenda as crianças nos primeiros anos de vida e possibilite as mães trabalharem no período integral.

Emendas Impositivas

A vereadora ainda destinou, através da Emenda Aditiva 019/2019, ao Projeto de Lei (PL) 056/2019, de autoria da Prefeitura de Sinop, R$ 184.790,09 do orçamento do município previsto para o exercício de 2020, para Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem ao Adolescente de Sinop (Acoas), Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop (Adevas), Associação de Surdos e Mudos de Sinop (Assinop), Tenda Missões e Caopa.

Também para o Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas de Sinop (Cartas), Orfanato Menino Jesus, Centro Espírita Maria de Nazaré, Conselho Comunitário de Segurança de Sinop (Conseg), Conselho da Comunidade de Sinop (CCS), Lar Vicentino, Omdas, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura para instalação de duas academias livres, Escola de Artes, Associação Apoena Cia de Teatro e Apae.

O recurso destinado para saúde foi de igual valor e contemplou o Instituto Lions da Visão, Lar dos Idosos Madre Vannine, Casa da Amizade, Hospital do Câncer de Sinop, Apams, Refeccs, Rotary Club de Sinop Tarumã e Rotary Club de Sinop Teles Pires.

A emenda foi aprovada por unanimidade e será sancionada como parte integrante da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2020. Ela é em cumprimento ao disposto da Emenda à Lei Orgânica 026/2016 que determina 1,2% da receita total do exercício anterior para destinação sob-responsabilidade do parlamento sinopense.