Branca indica construção de semáforo e faixa elevada em vias de acesso a UNEMAT

por Gilson Santos publicado 23/05/2019 13h35, última modificação 22/05/2019 16h25
 Branca indica construção de semáforo e faixa elevada em vias de acesso a UNEMAT

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Na 15° Sessão Ordinária realizada na tarde da última segunda-feira (20), da Câmara Municipal de Sinop, os vereadores aprovaram a Indicação Legislativa 325/2019, de autoria da vereadora professora Branca (PR), solicitando a Prefeita Municipal e Secretárias competentes a necessidade de construir a calçada com piso tátil no entorno da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

A vereadora justificou o pedido dizendo que a indicação é uma reivindicação da reitoria, professores e alunos, posto que cada vez mais a UNEMAT atende pessoas com a mobilidade reduzida e esses pisos tem como serventia, auxiliar a caminhada das pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças e idosos. "Como revestimento de chão, os pisos tateis não funcionam sozinhos e sim com uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia. Deve-se evitar de todas as maneiras guiar o deficiente visual a áreas sem saída ou que possam oferecer perigo",.

Por meio da indicação 326/2019, Branca solicitou a Prefeitura Municipal de Sinop e Secretárias responsáveis a necessidade de instalação de faixa de pedestre elevada (lombo-faixa), ou faixa com sinalização /semáforo com botoeira para pessoas com deficiência motora, visual e auditiva, nas vias de acesso à Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

A indicação da Vereadora é fruto de reivindicações de toda comunidade acadêmica, a parlamentar defendeu sua recomendação dizendo que no local existe um grande trafego de pessoas. Portanto essa medida melhoraria muito a segurança de todos e evitaria os riscos com atropelamentos e acidentes.

Por fim os Vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 040/2019, a pedido da parlamentar a propositura foi votado em 2ª e última votação e institui o Fevereiro Laranja, campanha de conscientização sobre a Leucemia no município de Sinop.