Brandão pede incentivo à calçada ecológica

por assecom — publicado 19/11/2013 15h53, última modificação 17/12/2014 19h59
Medida visa incentivar construção de calçadas e evitar alagamentos de ruas e avenidas

O vereador Fernando Brandão (SDD) cobrou a realização de uma campanha com o objetivo de incentivar a utilização das calçadas ecológicas e também a concessão de incentivo fiscal aos proprietários de imóveis que aderirem ao modelo. O pedido foi por meio de indicação apresentada e aprovada na última sessão da Câmara realizada na segunda-feira (18).

As calçadas ecológicas devem ser procedidas nos passeios públicos, em frente às residências ou edifício, sendo composta de faixa paralela livre permeável, com plantação de gramas em sua extensão e faixa paralela revestida, de forma a facilitar a circulação e deslocamento das pessoas, prezando especialmente pela regra de acessibilidade.

As calçadas ecológicas têm por finalidade manter a capacidade de infiltração do solo, ou seja, as águas das chuvas irão penetrar no solo e subsolo evitando alagamentos, ainda, o modelo auxilia na redução do volume e velocidade das águas pluviais nas galerias e nas ruas, impedindo erosões e auxiliando na manutenção do asfalto.

“Cumpre ressalvar que as calçadas executadas de forma correta, além de terem cunho sustentável, proporcionam o embelezamento do espaço urbano e aumentam a porcentagem de área verde por habitante”, justificou o vereador.

Em outra indicação, Brandão pediu a instalação de redutores de velocidade (quebra-molas) e sinalização de trânsito em frente à 2ª Igreja Quadrangular, no Jardim Botânico.

“A indicação se faz em virtude do intenso fluxo de automóveis, bem como excesso de velocidade pelos condutores dos veículos que por ali trafegam, importando em risco aos frequentadores da mencionada igreja e demais munícipes”, explicou Brandão.