Câmara aprova 13 projetos e limpa pauta de 2024 em última sessão ordinária do ano

por Marco Stamm — publicado 17/12/2024 17h25, última modificação 17/12/2024 17h26
Câmara aprova 13 projetos e limpa pauta de 2024 em última sessão ordinária do ano

Foto: Vanessa Kienen

A Câmara Municipal de Sinop realizou na segunda-feira (16) a 42ª Sessão Ordinária de 2024, a última do ano. Os vereadores limparam a pauta e votaram todos os projetos que aguardavam apreciação. Ao todo, foram aprovados 13 Projetos de Lei de autorias dos vereadores e do Poder Executivo, dois Projetos de Decreto Legislativo, duas Moções de Aplauso e 14 Indicações. Dois Projetos de Lei foram reprovados.

Do Poder Executivo, os vereadores aprovaram projetos que autorizam o Sinop Futebol Clube e o Sport Sinop utilizarem o estádio municipal Massami Uriú em 2025, que autoriza o recebimento de terreno no bairro Eunice para a expansão do sistema viário, que autoriza o Município a ceder imóvel para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refecs), que permite a regularização de imóveis construídos em desacordo com a legislação, que cria um Fundo Municipal de Transporte, um que abriu crédito adicional e um que ajustou detalhes na tabela do RGA concedido aos servidores públicos.

De autoria do vereador Mário Sugizaki foram aprovados os projetos que instituem as campanhas "Domingo na Praça" e de "apoio e incentivo à mulher no esporte".

O vereador Ademir Debortoli teve aprovado o projeto que que institui o programa "Belas informadas contra a violência domésticas familiar", que qualifica profissionais da área da beleza para multiplicarem informações sobre o tema.

O vereador Hedvaldo Costa propôs, e foi aceito, o projeto que estabelece prioridade de atendimento no comércio, postos de serviços e agências bancárias para pacientes em tratamento oncológico.

A atual rua Principal do bairro de chácaras Maria Carolina II passará a se chamar Walentin Sevignani após projeto proposto pelo vereador Dilmair Callegaro.

Os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Camilo Santana (Educação) tiveram o título de Cidadão Sinopense aprovado em propostas feitas, respectivamente, pela vereadora Graciele e pelo vereador Mario Sugizaki.

O vereador Célio Garcia concedeu Moção de Aplauso para a equipe de comunicação da prefeitura de Sinop e para equipe do projeto Filho Pródigo da Segunda Igreja Presbiteriana Renovada de Sinop. O presidente da Câmara, vereador Paulinho Abreu homenageou o Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora de Sinop.

Os projetos reprovados foram apresentados pelo vereador Adenilson Rocha e tentavam propor melhorias na saúde municipal.