Câmara aprova projeto para resguardar história sinopense

por Marco Stamm/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 22/08/2017 15h45, última modificação 23/08/2017 15h04

A Câmara Municipal de Sinop aprovou, em segunda e última votação, um projeto de lei do vereador Leonardo Visera (PP), que visa manter viva a história do município usando como fonte os jornais impressos produzidos por empresas jornalísticas da cidade. A votação foi realizada durante a última sessão, realizada na segunda-feira (21).

De acordo com o projeto, os veículos de comunicação são obrigados a repassar para o Município, sem ônus, cópia de todas as suas edições já publicadas ao longo da sua história. O material deve ser recebido pelo Museu Histórico e disponibilizado para visualização gratuita de todos. A matéria ainda necessita de sanção do poder executivo. “O Acervo Jornalístico terá a função de mostrar a evolução dos jornais e a forma de escrita obtida nas décadas passadas, além de servir como uma rica fonte de pesquisa científica”, justifica o vereador.

Na mesma sessão, Visera apresentou um requerimento extra pauta cobrando informações sobre o transporte público em Sinop. Endereçado ao presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados ao Município de Sinop (Ager), José Almiro Müller e à Rosa Transportes, que tem a concessão para explorar o serviço, o documento requer informações como o número de ônibus e linhas existentes, quantos e onde estão localizados os pontos de ônibus, documentação dos veículos, certidões negativas e informações contábeis da concessionária.

O parlamentar ainda teve duas indicações aprovadas solicitando a limpeza dos valetões da Avenida São Francisco, no Residencial Buriti, e da rua das Avencas, entre as avenidas Palmeiras e Jequitibás.