Câmara confirma CPI da Usina e composição deve ser finalizada na próxima sessão

por Assessoria Câmara Sinop — publicado 18/09/2018 14h50, última modificação 18/09/2018 14h48
Câmara confirma CPI da Usina e composição deve ser finalizada na próxima sessão

Vereadores apuram denuncia - Foto: Jaime Júnior

Os vereadores de Sinop decidiram ontem, por unanimidade, que vão tocar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Usina durante o período eleitoral que desfalca o Legislativo com três parlamentares titulares. Na próxima sessão, que será realizada na segunda-feira, dia 24, os partidos deverão indicar os nomes para a composição.

Para respeitar a proporcionalidade dos partidos, todos terão representante na CPI. O PP e PDT, que só têm um vereador, já contam automaticamente com Leonardo Visera e Joacir Testa, respectivamente, nos trabalhos. O PSDB, PR e MDB deverão escolher um nome e indicá-lo na próxima reunião para que seja decidido, por exemplo, quem vai presidir e relatar a Comissão.

O presidente Ademir Debortoli (MDB) e o primeiro-secretário Billy Dal Bosco (PR), pelos cargos que têm, não podem integrar a CPI. O vereador Remídio Kuntz (PR), por ser o autor da denúncia, também não pode compor a Comissão.

Na semana passada, durante a 29ª sessão ordinária do ano, Remídio Kuntz apresentou uma denúncia apontando que a empresa que constrói a usina hidrelétrica de Sinop estaria extraindo cascalho numa área não autorizada e enterrando toras de madeira dentro do Rio Teles Pires. Ele juntou 14 assinaturas e apresentou o requerimento para abertura da CPI.

A intenção de Remídio é verificar se a empresa tem autorização para a extração de cascalho na região do bairro Alto da Glória, se o descarte de madeira, dentro do Rio, é a forma adequada e se isso não danifica o meio ambiente.

“Estamos pedindo essa CPI após várias denúncias de moradores dando conta de que a usina contratou uma empresa que está enterrando as madeiras, retirando cascalho em locais que acreditamos não seja liberado pela Sema e Ibama. Estão enterrando para não dar um destino final a madeira e isso vai prejudicar muito o meio ambiente. O pedido é para que não prejudique a população de peixes e animais dentro do rio Teles Pires. Ele estão fazendo buracos às margens dos córregos e rios”, denunciou Remídio.