Câmara de Sinop apoia Caravana da Cidadania que vem ao município

por Assessoria Câmara de Sinop — publicado 03/05/2018 14h50, última modificação 03/05/2018 14h51

A Câmara de Sinop vai apoiar a Caravana da Transformação, que entre os dias 21 de maio e 02 de junho estará em Sinop, no entorno do estádio Gigante do Norte, com uma estrutura para fazer 7 mil cirurgias oftalmológicas e atendimento com cerca de 50 serviços sociais de cidadania.

O presidente do Legislativo municipal, Ademir Debortoli (MDB), ressaltou a importância das ações e enfatizou o fato de, só em Sinop, haver uma demanda para 3 mil cirurgias.

“É importante, também, porque pessoas com idade superior a 55 anos podem apresentar cartão do SUS e ser atendidas na hora, sem a necessidade de fazer a triagem nos PSFs. Vão ter vários atendimentos, não só na área de saúde, será tipo um Ganha Tempo de atendimento durante esses dias em que o governo do Estado vai estar com a Caravana em Sinop”, enfatizou Debortoli.

O vereador Dilmair Callegaro (PSDB), lembrou que a vinda da Caravana para Sinop também foi pedida pela Câmara por meio de ofício protocolado junto ao governador Pedro Taques (PSDB).

“É um trabalho de toda a Câmara Municipal que vem trabalhando junto a isso. Também temos que reconhecer o trabalho dos deputados Nilson Leitão (federal) e Dilmar Dal Bosco (estadual) para que encerrássemos esse primeiro ciclo da Caravana em Sinop, mobilizando toda a região para ser atendida aqui”, declarou o parlamentar.

O secretário do gabinete de Assuntos Estratégicos e coordenador-geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira, explicou que a previsão é fazer o atendimento de aproximadamente 20 mil pessoas das 15 cidades que integram o polo regional de saúde de Sinop. Destas, cerca de 7 mil, com idade superior a 55 anos, deverão ser atendidas com cirurgias oftalmológicas de Catarata, pterígio e yag laser.

Na área de cidadania, a pretensão do governo do Estado é oferecer até 50 serviços que vão da confecção de carteira de identidade, do CPF até orientação previdenciária. Em breve a Caravana vai divulgar como as pessoas podem ter acesso aos serviços. De imediato, é importante que o cidadão tenha o cartão do SUS atualizado (quem não tiver pode fazer a atualização nos postos de saúde) e fique atento aos chamamentos. A divulgação será feita em parceria com as secretarias municipais, que farão a regulação dos atendimentos de saúde, e em parceria com as organizações sociais e Câmaras Municipais.

Além de Ademir e Dilmair, o lançamento das ações, feitas na manhã desta quinta-feira (03), no estádio Gigante do Norte, foi acompanhada pelos vereadores Luciano Chitolina (PSDB), Ícaro Francio Severo (PSDB), Billy Dal Bosco (PR) e Leonardo Visera (PP).