Câmara de Sinop devolve mais de R$ 1 milhão à prefeitura em 2018

por Assessoria Câmara de Sinop — publicado 31/12/2018 18h05, última modificação 01/01/2019 10h57

A Câmara Municipal de Sinop devolveu este ano um total de R$ 1.027.006,24 à prefeitura do município. De acordo com o presidente do Legislativo, Ademir Debortoli (MDB), fica a cargo do poder executivo investir este valor nas secretarias de acordo com a demanda. “É uma soma que tem origem no poder legislativo, porém, nós vereadores, legalmente, não podemos determinar onde e como esse dinheiro será reinvestido, mas sempre sugerimos que a prefeitura priorize pastas como a de Saúde, Educação e Obras”, afirma Debortoli.

Nos dois anos que esteve à frente da Câmara Municipal, o vereador, por meio de sua gestão, gerou uma economia de mais de R$ 2 milhões que foram devolvidos aos cofres da administração municipal e revertidos para a sociedade em saúde, cultura e apoio a entidades sociais como a Apams, Apae, Lions Clube, Casa da Amizade dentre outras beneficiadas de diversas áreas.

O valor é resultado de uma economia gerada em vários setores do legislativo. "Economizamos 41% em energia elétrica, tivemos 91% a menos de gastos em telefonia, diminuímos os custos com manutenção de ar condicionado em 73% e conseguimos economizar 22% com papel”, acrescenta o presidente da Câmara.

Ainda nos últimos dois anos, investindo apenas 5% de seu orçamento em estrutura e modernização, a Casa de Leis realizou transformações em sua estrutura, como a reforma no telhado, no estacionamento, plenário, além de investir em mais comodidade e segurança para os servidores. “Priorizamos também a qualificação dos nossos servidores. Com relação à transparência, Adotamos o Sigesp, um sistema gratuito de gestão desenvolvido pelo Tribunal de Contas para melhorar as práticas administrativas e deixá-las em concordância com as do Tribunal”, destaca o vereador.

Em 2017, o poder legislativo municipal devolveu aos cofres da prefeitura um total de R$ 1.014.251,36.

Ademir Debortoli destaca que deixa a presidência da Câmara com a tranquilidade de quem conseguiu colocar em prática uma gestão compartilhada e de avanços. "De quem superou desafios e obstáculos. Foi uma experiência única, com aprendizados para a caminhada política e pra vida. Agradeço a todos os servidores pela generosidade de caminharem ao meu lado nestes dois anos e aos vereadores e vereadoras pela parceria e apoio”, finaliza Debortoli.