Câmara de Sinop discute saúde em reunião regional
A Câmara Municipal de Sinop participou, esta manhã (19), de uma reunião com outras oito câmaras de vereadores na cidade de Sorriso para discutir, prioritariamente, a questão da saúde na região norte de Mato Grosso. Os parlamentares discutiram a ativação de dez novas UTIs para tratamento da Covid-19 no hospital regional de Sinop, a priorização da ala de UTI no hospital regional de Sorriso, a possibilidade de aquisição de vacinas e a cobrança pelo retorno imediato da realização de cirurgias eletivas, suspensas em decorrência da pandemia.
O presidente do legislativo sinopense, Elbio Volkweis (Patriota), que representou a Casa na reunião, explicou que ao final todos assinaram um documento com as cobranças a serem feitas junto ao Governo do Estado. Optaram por intensificar os trabalhos e cobranças para a ativação dos leitos em Sinop e para a conclusão da construção em andamento em Sorriso, além da reivindicação para o retorno imediato das cirurgias eletivas.
O ponto ainda pendente é a compra direta de vacinas. Todos os representantes concordaram que é interessante devolver recursos dos seus duodécimos, mas não têm a certeza de que os municípios vão conseguir efetuar a compra. Numa reunião futura os presidentes das Câmaras voltarão a debater o tema. Elbio sugeriu que os presidentes formem um grupo de discussões e que continuem com os encontros e o presidente do legislativo de Sorriso, Leandro Damiani (PSDB), pediu que outros municípios passem a compor o grupo.
Além das Câmaras de Sinop e Sorriso, estavam os presidentes dos parlamentos de Lucas do Rio Verde, Vera, Santa Carmem, Claudia, Tapurah, Santa Rita do Trivelato e Tabaporã. Dos nove, apenas Tabaporã não integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires, pois integra a região de Juara.
No entanto, o ingresso do município no Consórcio foi solicitado por Elbio com apoio do presidente da Câmara de Tabaporã, Marco Antônio Oliveira (PSD). De acordo com Elbio, os moradores de Tabaporã já usufruem da saúde de Sinop e de Sorriso, mas o município ainda contribui com o Consórcio liderado por Juara, que, apesar de mais próxima, não tem estrada pavimentada.