Câmara deve rever lei das filas em caixas bancários

por assecom — publicado 06/06/2013 15h10, última modificação 17/12/2014 19h59
Vereadores se reuniram com gerentes de banco e entenderam que há necessidade de rever a lei das filas que engloba todos os atendimentos bancários. Meta é manter os 15 minutos de tempo de espera apenas para as filas dos caixas.

Os vereadores de Sinop se reuniram na manhã desta quarta-feira (05) com a gerente-geral da agência de Sinop da Caixa Econômica Federal, Deborah Almeida Figueira, e com o Gerente de Atendimento para Pessoa Física, Neil Mascarello. A reunião serviu para que os bancários explicassem o que vem sendo feito para melhorar o atendimento e se colocaram à disposição do legislativo.

Segundo Deborah, a maior dificuldade da agência em Sinop está em atender pessoas que precisam de financiamento ou outros atendimentos em 15 minutos, como determina a lei municipal de atendimento e de entendimento ao Procon, sem a necessidade de passar pelo caixa.

“Não temos problemas em atender a fila dos caixas em 15 minutos, a dificuldade é nos demais atendimentos, que levam muito tempo. Nesses setores atendemos em média 400 pessoas por dia (FGTS atendimento expresso, empréstimos e abertura de contas) e, mesmo que tivéssemos mais funcionários para isso, não daríamos conta de cumprir o prazo, porque é um atendimento demorado, que precisa de cálculos, explicações, busca de dados e digitações de dados que não se fazem em 15 minutos”, explicou.

Como alternativa, a gestora informou que o atendimento passou a ser agendado. No atendimento para empréstimo e abertura de conta, o cliente leva a documentação e a proposta do que precisa. Os funcionários recebem a documentação e encaminham o processo fora do horário de expediente e, no dia agendado, o cliente vai ao banco fazer a assinatura do contrato para finalizar o atendimento.

Os vereadores entenderam a situação e, segundo o presidente Dalton Martini (PP), vão rever a lei das filas e fazer as adequações para melhorá-la, definindo explicitamente que a obrigatoriedade do atendimento em 15 minutos é exclusivamente para a fila dos caixas, como é  nos demais municípios.

Mascarello explicou que anualmente a Caixa faz em torno de 600 mil atendimentos por ano em Sinop, uma média de 50 mil por mês.

“Mesmo a Caixa tendo inaugurado algumas agencias nas cidades vizinhas, ainda assim a procura é muito grande por parte das pessoas que precisam sacar FGTS, pois os empregados, após sacarem o FGTS, precisam dar entrada no seguro desemprego que é feito no Sine ou Ministério do Trabalho, órgãos que não estão nas cidades vizinhas. Por um lado é muito bom para o município, pois tem mais dinheiro circulando, mas por outro, tumultua o atendimento na Caixa”, explicou acrescentando que o banco também busca alternativas para melhorar a situação, descentralizando, implantando novos caixas eletrônicos, agências, correspondentes e lotéricas.

“Já esta autorizada a instalação de mais uma agência da Caixa no município e já tem um investidor com projeto em fase de análise de documentação. Além disso, está prevista a instalação de mais seis caixas eletrônicos em outro ponto da cidade e já está em negociação o aluguel da sala para abrigar estes terminais.”, adiantou, lembrando que atualmente Sinop tem 15 correspondentes e seis casas lotéricas. “Também já tem licitação em andamento para abertura de mais uma lotérica”.

Além de adequação na lei das filas, a Câmara se colocou à disposição para abrigar um caixa eletrônico e descentralizar o atendimento. A presidência deve encaminhar o ofício à Caixa nos próximos dias.