Câmara devolve R$ 600 mil para Prefeitura comprar 7 kil kits Covid-19

por Marco Stamm — publicado 07/07/2020 14h03, última modificação 07/07/2020 14h03
Câmara devolve R$ 600 mil para Prefeitura comprar 7 kil kits Covid-19

Foto: Gilson Carlos/Assessoria Câmara

A Câmara Municipal de Sinop devolveu R$ 600 mil do seu duodécimo (repasse constitucional para manutenção do Poder Legislativo) para a Prefeitura investir no combate à pandemia do novo Coronavírus, preferencialmente para a compra de kits Covid-19. O Requerimento para a devolução foi feito pelo vice-presidente do Parlamento, vereador Leonardo Visera (Patriota), e aprovado por unanimidade durante a 19ª Sessão Ordinária, realizada no dia 29 de junho. Ontem (6), durante a 20ª Sessão, foi apresentado o comprovante do depósito já efetuado na conta única do Município.

A maneira como os R$ 600 mil serão investidos é uma decisão que caberá à prefeita Rosana Martinelli (PL), mas a solicitação dos vereadores é para que seja efetuada a compra de aproximadamente 7 mil outros kits Covid-19 para combater a doença nos estágios iniciais. Somados aos outros 10 mil já adquiridos pelo Poder Executivo, seriam disponibilizados 17 mil kits compostos por hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, ivermectina,ácido acetilsalicílico e ibuprofeno, que só serão entregues sob prescrição médica.

Para Visera, a compra dos kits é a maneira mais eficiente e econômica de combater o vírus, logo no estágio inicial, conforme defendem alguns médicos. “Nós precisamos que este medicamento chegue lá na ponta, para as pessoas que apresentarem sintomas gripais e que seja feito este tratamento precoce para que a Covid não evolua para a fase dois ou fase três, quando se requer UTI e mais cuidados”, afirmou o vice-presidente.

Visera explicou que pelo fato de o dinheiro estar na conta única do Município, a prefeitura deverá encaminhar um projeto de lei para efetuar o remanejamento e enviar os recursos para a Secretaria Municipal de Saúde. Os parlamentares negociam com o Poder Executivo para que a matéria seja enviada ainda esta semana a tempo de ser votada, com urgência, na 21ª Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (13), a última antes do recesso legislativo.

O presidente da Câmara, vereador Remídio Kuntz (Republicanos), lembrou que esta é a segunda devolução do doudécimo feito à Prefeitura antes mesmo de fechar o ano. Com os R$ 300 mil repassados à Cultura, o Município já conta com R$ 900 mil de ajuda do Poder Legislativo.

Esse é um trabalho de economia dos 15 vereadores e da Mesa Diretora. A gente se reuniu e chegamos o consenso de, pela situação que Sinop vive, como todo país, fazer esta devolução. Já é segunda devolução este ano. Antes, a pedido do vereador Adenilson Rocha e Lindomar Guida, com apoio de todos os vereadores, a gente devolveu R$ 300 mil do duodécimo para a Cultura criar projetos que favoreçam os artistas. Agora a gente devolve mais R$ 600 mil para a prefeita comprar kits, ou o que for mais necessário para salvar vidas”, explicou Remídio.