Câmara homenageia Unemat em Sessão Solene

por Igor Marangon publicado 31/05/2024 15h30, última modificação 03/06/2024 18h32

Um momento de agradecimento e reconhecimento. Assim foi a Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (29), que homenageou a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) pelos seus 45 anos e o Campus Universitário de Sinop pelos 34 anos de fundação.

O evento contou com a participação do Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, da Reitora da Unemat, Vera Lúcia da Rocha Maquêa, e do diretor político-pedagógico-financeiro do Campus de Sinop, Júlio Benatti.

A sessão foi proposta e presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), autora das Moções de Aplausos aprovadas pela Câmara Municipal que homenagearam a Unemat. Estiveram presentes ainda o Presidente do Legislativo, vereador Paulinho Abreu (PL), e o 2º Secretário, vereador Célio Garcia (MDB).

“Esta sessão é uma iniciativa para reconhecer e homenagear uma instituição tão importante para a história de Sinop, uma instituição que acompanha boa parte da trajetória do município. A Unemat contribui imensamente para o desenvolvimento da nossa cidade, distribuindo conhecimento de forma exponencial na formação de muitos profissionais em diversas áreas que atuam no nosso município”, afirmou o Presidente da Câmara, vereador Paulinho Abreu.

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Vera Lúcia da Rocha Maquêa, destacou a história da Unemat como um patrimônio do povo mato-grossense. “Temos que ter orgulho da universidade e trabalhar para que ela se desenvolva e se fortaleça cada vez mais. Atualmente, temos programas de mestrado e doutorado que capacitam os nossos estudantes. Essa Unemat merece muitos aplausos”, enfatizou.

A Sessão foi destinada também à entrega das Moções de Aplausos como reconhecimento do Poder Legislativo pela importante contribuição da Unemat para o município ao longo dos 34 anos de fundação do Campus em Sinop. Receberam a honraria: a Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Unemat, o Campus de Sinop, os 10 cursos de graduação e 6 especializações ofertadas pela instituição, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (SINTESMAT) e a Associação Sindical dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (ADUNEMAT).

“Eu tenho certeza de que a Unemat já mudou a vida de muitas pessoas no estado de MT. É uma universidade que tem o papel de atender as classes populares, os trabalhadores e trabalhadoras, e esta sessão tem o intuito de reconhecer e entender como a Unemat transforma as vidas dos cidadãos de Sinop”, concluiu a vereadora Professora Graciele.