Câmara Mirim aprova indicações para as áreas de trânsito, meio ambiente e saúde

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 17/05/2023 20h10, última modificação 22/05/2023 14h36

A Câmara Mirim de Sinop, projeto da Câmara Municipal, se reuniu na tarde desta quarta-feira (17) para realizar a sua reunião semanal. Os jovens parlamentares apresentaram e votaram seis indicações.

Entre as propostas aprovadas está a de autoria da vereadora Amanda Eduarda, que sugere a implantação de um projeto de coleta de lixo reciclável, baseado no Programa desenvolvido na cidade de Goiânia-GO.

“A nossa cidade tem tido muitos problemas com o acúmulo de lixo em áreas públicas ou de preservação onde descartam muitos detritos que prejudicam a fauna e a flora. O projeto contribui com a redução do descarte desses materiais e beneficia os próprios contribuintes e a população em geral, que poderá inicialmente coletar o lixo e levar aos postos de recolhimento e em troca receberá uma cesta básica ou desconto em impostos”, justificou Amanda.

Outra indicação aprovada pede a implantação de um Hospital Municipal Infantil no município de Sinop. A autora da indicação, a vereadora Raphaella Secolini Santin lembrou que a demanda de nossa cidade é grande para este público. “É de extrema importância a construção desse hospital devido a alta demanda de crianças enfermas que não conseguem atendimento e muitas vezes precisam se deslocarem até outra cidade para um atendimento especializado. E é preciso lembrar que o atendimento especializado às crianças é um direito previsto em lei”, afirmou.

Duas indicações dos parlamentares mirins foram direcionadas a pedir melhorias no trânsito. A jovem Isabelli Francisco de Azevedo apontou a necessidade de asfaltar a Avenida Abel Dal Bosco, a Rua Projetada Um, no bairro Cidade Jardim.

“Precisa-se asfaltar aquela rua para melhorar o trânsito na localidade, pois a rua está com vários buracos e quando chove fica muito difícil transitar nessa rua por conta dos buracos. Isso ocorre apenas na metade da rua, pois a outra metade já recebeu asfalto”, declarou Isabelli.

A outra demanda para o trânsito foi apresentada pela vereadora mirim Larissa Carla Cichaseski, que solicitou a construção de passarelas para pedestres sobre a BR 163, no perímetro urbano. “Muitos cidadãos têm necessidade de fazer a travessia da rodovia ao se deslocarem às escolas, ao trabalho e a outros tantos destinos e diariamente correndo risco de sofrer acidentes graves”, concluiu.

As indicações aprovadas serão encaminhadas aos vereadores padrinhos de cada vereador que poderá levar ao Plenário para apreciação dos parlamentares.

Durante a reunião familiar também foram entregues os kits escolares, no valor de R$ 500,00, às escolas sorteadas durante o primeiro encontro. A Escola Estadual Edeli Mantovani, Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, Cooperativa Educacional Albert Sabin, Escola Estadual Benedito Santana Silva Freire e a Escola Estadual Enio Pipino recebera, entre outras coisas, jogos pedagógicos, livros literário e materiais didáticos para utilização nas atividades.

Os encontros da Câmara Mirim acontecem quinzenalmente, nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, a partir das 15h, no Plenário Jorge Abreu.

registrado em: