Câmara Mirim visita CAOPA

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 06/12/2023 19h02, última modificação 06/12/2023 19h02

Uma tarde de aprendizado e conhecimento. Assim foi o último encontro da Câmara Mirim de Sinop, um projeto da Câmara Municipal, realizado na tarde desta quarta-feira (06). Os jovens parlamentares tiveram a oportunidade de visitar e conhecer o CAOPA (Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescente em Sinop).

O CAOPA foi fundado em 25 de julho de 2001 pela juíza Dra. Maria das Graças Gomes da Costa, com a missão de oferecer atividades no contraturno escolar para adolescentes, preparando-os para a vida adulta e o mercado de trabalho. Atualmente, o projeto atende 105 alunos.

“O Caopa atende adolescentes de 12 a 16 anos de idade, no contraturno escolar, ofertando diversas atividades, como karatê, aulas de fotografia, artes, reforço escolar e, principalmente, nós ofertamos atendimentos voltados à área de psicologia para desenvolver as atividades socioemocionais dos adolescentes”, explicou a psicóloga social do Caopa, Jaqueline Miguel.

Entidade sem fins lucrativos, a instituição depende de doações mensais, convênios, participação em eventos e parcerias para dar continuidade às atividades. Entre os projetos desenvolvidos estão aulas de karatê, capoeira, fotografia, artes, dança, educação física e o Projeto “Caopa Mais Lanche”, que oferece refeição aos adolescentes.

A visita do Parlamento Mirim foi guiada pela Psicóloga Jaqueline Miguel e pela Assistente Social Kelin Rodrigues. O intuito da visita foi conhecer as atividades desenvolvidas, além de proporcionar uma imersão em atividades sociais existentes no município.

“Foi uma visita muito interessante. Muitos de nós não sabíamos que existia o Caopa, e visitar a sede do projeto é uma chance de conhecermos o trabalho e ajudar a divulgar, buscar melhorias. É um trabalho muito importante desenvolvido pela equipe da instituição, principalmente por prevenir que os adolescentes vão para as drogas e marginalidade, além de preparar para o mercado de trabalho”, declarou a presidente da Câmara Mirim, Luna da Costa, vereadora da Escola Nossa Senhora da Glória.

O Caopa fica localizado na Rua Armando Dias, nº 19, no bairro Jardim Boa Esperança.

Esse foi o último encontro da Câmara Mirim do ano de 2023. A previsão é que os jovens parlamentares retornem às atividades no mês de março de 2024."

registrado em: