Câmara Municipal de Sinop realiza primeira votação da LDO 2025

por Igor Marangon publicado 20/05/2024 18h36, última modificação 20/05/2024 18h36

Nesta segunda-feira (20), durante a 15ª sessão ordinária do ano, a Câmara Municipal de Sinop realizou a primeira votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025. O projeto, encaminhado pelo Poder Executivo, ainda passará por outras duas votações.

A LDO estabelece metas e prioridades para a Administração Pública Municipal, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, define diretrizes de política fiscal e metas alinhadas a uma trajetória sustentável da dívida pública.

Os vereadores também aprovaram outros três projetos do Poder Executivo. Em segunda votação, foi aprovado o Protocolo do Serviço de Saúde Bucal. A Câmara também aprovou a alteração da Lei nº 3123/2022, que regulamenta a estrutura administrativa e o funcionamento do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop), além da doação de bens móveis para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Outro destaque foi a aprovação, em segundo turno, do projeto que cria a Campanha “Esporte na Melhor Idade”, a ser realizada anualmente em outubro.

Durante a sessão, foram concedidos títulos de Cidadão Sinopense Honorário à senhora Rita Yolanda Krause e Edna Mara de Baco Nogueira, e ao senhor Gabriel Francisco Teixeira de Oliveira.

Moções de aplauso foram destinadas à Unifasipe de Sinop, especialmente ao Reitor Deivison Benedito Campos Pinto, pelos atos de solidariedade e generosidade em tempos de adversidade; à Senhora Isabel Felipe, pela publicação dos livros "O Gato Nano" e "No Outro Lado do Véu"; ao Senhor Eloi Paulo Martins Moreira, pelo sucesso do livro "Vendas e Seus Alicerces"; e à Escola Náutica Tecmar, pelo compromisso com a responsabilidade social e a segurança e bem-estar dos cidadãos.

O único requerimento em pauta solicitou informações sobre notas fiscais emitidas pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), em nome da Empresa São Roque.

Por fim, foram aprovadas 18 indicações de melhorias nas áreas de Educação, Esporte, Cultura, Obras, Assistência Social, Trânsito e Saúde.