Câmara realiza sessão solene e entrega Prêmio Mérito da Imprensa

por Igor Marangon publicado 05/12/2024 18h01, última modificação 05/12/2024 18h01

Uma noite para homenagear e confiar no papel da imprensa no município de Sinop. Assim foi a sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Sinop, na quarta-feira (04), na qual foi entregue, pela primeira vez, o Prêmio Mérito da Imprensa Jornalista Ângela Cavalcante.

O Prêmio Mérito da Imprensa Jornalista Ângela Cavalcante foi instituído em 2024 pelo Legislativo Sinopense, com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar os profissionais que atuam na cidade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município. A honraria é proferida a profissionais que atuam em meios de comunicação locais e se destacam em suas atividades.

O presidente da Câmara, Paulinho Abreu (Republicanos), destacou a importância da homenagem. "É um imenso prazer e gratidão realizar essa sessão. Reconhecer o trabalho da imprensa é uma homenagem justa e merecida, pois esses profissionais, com seriedade e ética, contribuem para o fortalecimento da democracia, o desenvolvimento da sociedade e a disseminação de informações para toda a cidade. A imprensa desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade justa e transparente, sendo uma ponte entre a Câmara Municipal e a população, sempre com a responsabilidade de levar informações justas", afirmou.

O prêmio leva o nome de Ângela Cavalcante, jornalista que marcou a comunicação mato-grossense com seu carisma, talento e dedicação. Natural de Tucuruí (PA), Ângela se destacou desde cedo por sua paixão pela comunicação e sua perseverança em alcançar seus sonhos. Sua trajetória profissional incluiu passagens pela TV Amazônia, TV Tapajós e TV Centro América, onde foi âncora do principal telejornal da emissora em Sinop. Conhecida pelo amor ao jornalismo e pela interação com as pessoas, ela deixou um legado de inspiração e motivação, mesmo após seu falecimento precoce, em 2013, aos 29 anos.

A senhora Maria Cavalcante, mãe de Ângela Cavalcante, expressou emoção e orgulho pela homenagem. "É um motivo de muita emoção e honra, para nós da família, o prêmio que leva o nome de Ângela Cavalcante. Ela deixou um legado muito bonito, que tem sido inspiração para gerações de comunicadores. Ângela sempre buscou fazer seu trabalho com excelência, e espero que este prêmio, entregue anualmente aos 15 melhores da comunicação na cidade, sirva de motivação para que os profissionais se dediquem e exerçam sua profissão com o mesmo comprometimento”, declarou.

Foram homenageados este ano os comunicadores Clemerson dos Santos Mendes, Marcos Antonio Silva, Anderson Oliveira, Edson dos Santos, Alessandro Gomes de Arruda, Geovane Barros da Silva, Cleuza Ferreira Nacarini, Ednaldo Batista Lobo, José Roberto Gonçalves, Jaime Júnior de Oliveira, Luciano Aguiar Vendrame, Fabrício Campos Silva, Fernando Itamir Ferreira e Anderson Júnior Hentges do Amaral (in memoriam).

Um dos homenageados, José Roberto Gonçalves, falou sobre a importância do reconhecimento: "É muito gratificante receber essa homenagem, especialmente porque a nossa classe jornalística nem sempre é valorizada. Ser lembrado de forma tão carinhosa, ainda mais com um prêmio que leva o nome da Ângela, uma jornalista tão competente e querida, é muito especial. Essa iniciativa da Câmara valoriza o papel fundamental da imprensa no município ao longo dos anos”, destacou.

O homenageado Alessandro Gomes de Arruda expressou sua gratidão pelo reconhecimento: "É uma felicidade imensa saber que meu trabalho está sendo valorizado, e dividido esse reconhecimento com todos os profissionais que trabalham comigo, pois é graças a eles que meu trabalho se destaca. É ainda mais especialmente saber que este prêmio leva o nome de uma profissional como a Ângela, que realizou um trabalho belíssimo, o que torna essa homenagem ainda mais significativa. Fiquei muito feliz e grato ao receber o convite. Reconhecer os profissionais da comunicação, que estão na tela, no rádio, na internet, rádio ou na internet, é louvável e merece todo o nosso agradecimento aos vereadores que tiveram essa iniciativa”, concluiu.