Câmara retorna aos trabalhos e muda horário das sessões

por assecom — publicado 31/01/2014 16h26, última modificação 17/12/2014 19h59
Em 30 anos é a segunda vez que o horário oficial é mudado

A Câmara de Sinop retoma os trabalhos legislativos a partir de segunda-feira (3) e com mudanças. A novidade é o novo horário das sessões ordinárias que a partir deste ano serão às 17h, todas as segundas-feiras. A decisão foi tomada ontem (30) em reunião com todos os vereadores e publicada por portaria comunicando a antecipação.

O presidente Dalton Martini (PP) explicou que a medida é para facilitar o acesso e acompanhamento das sessões pela população. “Começando às 19h30, como era anteriormente, a sessão terminava muito tarde. Na maioria das vezes, quando iríamos discutir assuntos importantes, que não estavam no pequeno expediente [votações], o plenário já estava vazio e muitas vezes a população não tomava conhecimento que fazemos”, justificou fazendo uma referência ao grande expediente quando os vereadores expõem seus trabalhos.  

Desde que o Poder Legislativo foi implantado em Sinop, em 1983, esta é a segunda vez que o horário das sessões é mudado oficialmente. No início, os encontros eram às 20h, em seguida passou para o horário das 19h30 e agora às 17h.  

Na primeira sessão do ano não serão votados projetos, apenas o calendário legislativo de 2014. “Não tem como inserir projetos na pauta se o ano não começou oficialmente, então, precisamos votar esse calendário antes de qualquer coisa”, explicou Martini. Caso a bancada parlamentar aprove o calendário, em 2014, deverão ser realizadas 43 sessões ordinárias. 

Móveis Novos 

Quem visitar a sede do Legislativo de Sinop vai observar mudanças também na estrutura física. É que durante o recesso de fim de ano foram instalados móveis novos em todos os gabinetes, além das salas da presidência e primeira secretaria.   

“A Câmara mudou de endereço, ganhou um prédio novo, mas os móveis continuavam os mesmos. Depois de 12 anos fora da política, voltei para a Câmara e encontrei os mesmos móveis que havia na Casa quando fui presidente pela primeira vez. Então, precisava dessa renovação que, além da estética, representa comodidade, segurança e eficiência no armazenamento dos nossos documentos”, enfatizou o presidente.