Caminhada Azul será realizada no dia 02 de abril

por Suzana Machado publicado 15/03/2017 15h25, última modificação 16/03/2017 13h29
Evento é promovido pela Associação de Apoio e Reabilitação aos Autistas de Sinop

A Associação de Apoio e Reabilitação aos Autistas de Sinop (MT) realiza no dia 2 de abril a 1ª Caminhada Azul no município. De acordo com a presidente da instituição, Paloma Cristina, o objetivo é conscientizar a sociedade em geral e também as autoridades políticas. “Atualmente temos somente na rede pública municipal de ensino cerca de 214 crianças diagnosticadas com autismo. A Caminhada é uma ação de conscientização, uma forma de chamar a atenção para a causa, inclusive da classe política, para que tenhamos mais estrutura no atendimento dessas crianças nos setores de saúde e educação”, afirma Paloma.
O dia 02 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Atualmente, no mundo, em torno de 70 milhões de pessoas são autistas. No Brasil, estima-se que 1 milhão de habitantes são portadores dessa condição. A psicóloga Ângela Dáros Cossa ressalta que o diagnostico precoce é definitivo nos resultados dos tratamentos. “Quanto mais cedo for feito o diagnostico, mais rápido o curso normal do desenvolvimento pode ser retomado. Porém os resultados não dependem somente da identificação dos sintomas e do tratamento adequado, mas também da aceitação dessa condição diferenciada pela família e pela sociedade”, reflete Ângela.
A terapeuta Paula Vilas Boas acrescenta que o autista precisa de um acompanhamento multidisciplinar. “O portador precisa de terapia ocupacional, de um psicopedagogo, psicólogo, enfim, do acompanhamento de diversos profissionais para que ele possa se desenvolver e ter autonomia o mais breve possível”, observa Paula.
Para o fisioterapeuta Guilherme Martins, é necessário educar toda a sociedade para que ela possa compreender, aceitar e atender de maneira adequada e respeitosa o portador de autismo. “É preciso educar o mundo, nossos familiares, amigos, vizinhos a como ver e tratar nossos filhos. Um dos principais erros é dizer que o autista vive num mundo a parte. Tem uma frase que diz que as crianças especiais são como aves e cada uma tem o seu voo diferente, mas a todas é dado o direito de voar e o mundo precisa respeitar esse direito”, defende Martins.
O vereador Fernando Brandão (PR) informou que a Câmara deve encaminhar ao poder executivo uma indicação para que a prefeitura doe um terreno para construção da sede da Associação. “Estamos buscando também junto à secretaria de Saúde a possibilidade de termos uma neuropediatra para atender a esse público. Além disso, também vamos sugerir que convênios sejam feitos entre o poder executivo e a instituição que possibilitem o fortalecimento e desenvolvimento das ações da mesma”, finaliza Brandão.
A 1ª Caminhada Azul deve percorrer a Avenida dos Tarumãs até a Avenida dos Jacarandás. Os kits para a caminhada custam R$ 25 e estarão à venda a partir do dia 20 de março na loja BLM e no Make Sushi, no centro de Sinop.
Mais informações por meio do telefone (66) 99226-1114.