Campanha Coração de Mulher visa diagnóstico e prevenção de doenças cardiovasculares

por Suzana Machado/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 13/04/2018 15h25, última modificação 13/04/2018 15h25

Aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Sinop, durante sessão realizada na terça-feira (10), o Projeto de Lei 026/2018, de autoria da vereadora Professora Branca (PR), que institui no município a Campanha Coração de Mulher, segue agora para a sanção ou não do poder executivo.

O objetivo da campanha é alertar e orientar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares. O evento deverá ser realizado na última semana de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. “Pesquisas demonstram que a cada dez mortes por infarto no Brasil, seis são do sexo feminino, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de óbito em mulheres no mundo. Os sinais destas doenças na mulher podem ser confundidos com outros problemas, o que dificulta a identificação. Este movimento em favor das mulheres visa conscientizar o maior número delas de que é preciso cuidar bem do coração”, defende a vereadora.

Com duas Indicações aprovadas, Branca solicita à secretaria municipal de Trânsito que instale faixa elevada para pedestres, lombadas, placas de limite de velocidade e de indicação de área escolar em frente a E.M.E.B Professora Ana Cristina de Sena, situada na Rua dos Cambarás, no bairro Jardim Novo Estado, afim de promover mais segurança para os alunos e pedestres em geral.

À secretaria de Obras, a vereadora sugere que faça uma parceria com a Energisa para colocar o nome das ruas nos postes de energia elétrica, podendo ser pintura ou adesivo próprio para esta finalidade.