Célio Garcia homenageia idealizadores da Farmácia Solidária

por Danieli Schneider/Assessora do Gabinete — publicado 21/09/2018 14h31, última modificação 21/09/2018 14h31

Durante a 30° sessão ordinária na Câmara Municipal realizada segunda-feira (17), os vereadores aprovaram a Moção de Aplauso n°030/2018 de autoria do vereador Célio Garcia (DEM) em homenagem a Jeandson da Silva Carneiro e Morenna Alana Giordani, por idealizar e coordenar o projeto social Farmácia Solidária em Sinop.

“Nada mais justo que enaltecer pessoas com essas iniciativas louváveis e que utilizam parte do seu tempo para ajudar o próximo sem esperar nada em troca. O projeto mesmo que novo, já contribuiu com muitas famílias que não tem condições de comprar um medicamento e, sem dúvidas, vai ajudar ainda mais. Espero que mais ações como estas sejam desenvolvidas em nossa cidade”, afirma Célio Garcia.

A ideia da Farmácia surgiu em abril de 2017, quando Jeandson e Morenna, influenciados por exemplos de outras cidades, começaram o processo de desenvolvimento e documentação do projeto, que tem como objetivo dar acesso a medicamentos para população de baixa renda, além de dar o descarte correto para medicamentos vencidos.

“Desde quando surgiu a ideia, quando o Jeandson trouxe a pesquisa até o Rotary Club Teles Pires, nós não imaginávamos quão desafiador seria esse projeto, mas na medida em que nós juntamos toda experiência e dedicação das pessoas que trabalham na Universidade Federal de Mato Grosso, dos profissionais farmacêuticos, técnicos, docentes, acadêmicos e o empenho do Club, fez com que esse projeto saísse do papel” explica Morenna.

A medicação chega até a Farmácia Solidária por meio de doações feitas pela população, que deposita os medicamentos em caixas distribuídas em vários pontos da cidade. Para quem precisa da medicação basta ir até a Farmácia Solidária com a receita médica em mãos. Graças à parceria com a Secretaria de Saúde, hoje a farmácia atende em uma sala dentro da Farmácia Regional, localizada na avenida das Itaúbas.

“É com grande satisfação que recebemos essa moção, estamos muito gratos e mais motivados a trabalhar ainda mais pelo projeto e pela sociedade. Acho que moção como esta é muito importante, pois motiva aquele que está fazendo um projeto social a correr mais atrás, buscar parcerias, ampliar o alcance do projeto. Estamos muito felizes”, comenta o coordenador Jeandson.

Com a aprovação de todos os parlamentares, a Moção de Aplausos será entregue em breve para os coordenadores do projeto.

Ainda durante a sessão, o vereador encaminhou um requerimento solicitando informações sobre a Praça Municipal Jornalista Ângela Cavalcante Guimarães (P-07), se existe programação para obras de melhorias ou há algum impedimento legal para que elas não aconteçam. Também apresentou duas indicações que foram aprovadas e serão encaminhadas para as secretarias competentes.