Celsinho cobra medicamentos para gestantes com risco de trombofilia

por Débora Lobo/Assessora Parlamentar — publicado 15/06/2021 13h22, última modificação 15/06/2021 13h22

O vereador Celsinho do Sopão (Republicanos), requereu ao governo do Estado, que retome o fornecimento do medicamento de alto custo, enoxaparina, usado por gestantes com risco de trombofilia.

“Estou acompanhando um grupo de mulheres que dependem das injeções de enoxaparina para evitar a trombofilia. Elas estão sem o medicamento, que não foi enviado pelo Estado, o que põe a saúde delas e dos bebês em risco, já que o medicamento reduz a taxa de abortos nas gestantes com trombofilia. As injeções custam em média R$ 70, sendo que são usadas diariamente, em alguns casos, até duas vezes por dia, impossibilitando a compra por muitas dessas mães”, destaca Celsinho.

De acordo com especialistas, a trombofilia na gravidez caracteriza-se pelo aumento do risco de formação de coágulos de sangue, o que pode levar à ocorrência de uma trombose, embolia pulmonar ou até mesmo um AVC. As mulheres grávidas são até cinco vezes mais propensas a sofrer trombofilia, uma condição na qual as veias e artérias são obstruídas por coágulos e que pode provocar desde inchaço e alterações na pele até o desprendimento da placenta, pré-eclâmpsia, restrição no crescimento do feto, parto prematuro e aborto. Por isso, o SUS passou a disponibilizar o medicamento de forma gratuita desde 2018.

“Procurei o secretário municipal de Saúde, Valério Gobatto, que me informou que já havia cobrado do Estado um posicionamento em relação ao envio do medicamento. Porém, a resposta recebida foi que esse mês não havia sido feita a compra. Apesar dos questionamentos do Município, não foi dada uma explicação. Por isso, fiz essa cobrança e vou acompanhar bem de perto a distribuição desse medicamento”, ressalta o republicano.