Chitolina quer saber como a UPA define quem precisa de exames

por Gilson Santos publicado 06/11/2019 10h30, última modificação 05/11/2019 18h48
Chitolina quer saber como a UPA define quem precisa de exames

Foto: Gilson Carlos

Daniela Melhorança -  Assessoria Gabinete

Durante a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada dia 04 de novembro o Vereador Luciano Chitolina apresentou um requirimento, duas indicações e um projeto de decreto legislativo em co-autoria com o vereador Dilmair Callegaro. Esta última matéria foi aprovada em 1ª votação e retorna nas próximas sessões para conceder Título de Cidadão Sinopense ao primeiro fotografo de Sinop, Nestor Kosouski.

A matéria apresentada e aprovada de maior importância foi o requerimento que solicita informações ao Secretário Municipal de Saúde, Gerson Danzer, e a Sra Selma Alvares, gestora administrativa Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), a respeito dos exames laboratoriais que estão disponíveis na UPA, quais critérios utilizados para definir quem precisa deles, custos, local de coleta e de análise, prazos de entrega e providências pós resultado.

Chitolina fez o requerimento quando teve conhecimento da segunda criança que morreu no mês de outubro em Sinop após passar pela UPA. O primeiro caso foi no início do mês, quando uma criança de um ano morreu com suspeita de desnutrição e o segundo caso, já no fim do mês, foi de uma criança de 7 meses que morreu de infecção intestinal. Nos dois casos as famílias informaram que as crianças passaram pela unidade de saúde e foram mandadas de volta para casa sem terem sido feitos exames de sangue.

"É inadmissível que tenhamos crianças morrendo, depois de passar pela UPA, porque não foram feitos exames de sangue que custam 30 reais e poderiam detectar os problemas que as levaram a morte, por isso estamos questionando a UPA e queremos respostas imediatas", pontuou o vereador Luciano Chitolina.

As indicações apresentadas pelo vereador foram solicitando manutenção da Avenida Projetada 03 do Setor Industrial e a construção de Banheiros Públicos e bebedouros nas Praças da Bíblia e da Bandeira. "Nossas praças são espaços de reuniões familiares, Sinop não conta com muitas opções de lazer, por isso precisamos de mais estrutura nos lugares que existem, assim estamos fazendo essa indicação a prefeitura", finalizou Chitolina.