Comissão sabatina engenheiro e secretário de Obras sobre obras da ETC

por assecom — publicado 04/11/2014 19h04, última modificação 17/12/2014 20h00
Trabalhos fazem parte da comissão criada especialmente para investigar atraso de quatro meses das obras.

A sabatina feita ao secretário de Obras, Marcos Lopes, ao engenheiro da Empresa Empreendimentos e Tecnologia em Construção (ETC), Diego de Paula Teixeira, e ao engenheiro do Proderubs de Sinop, Wilson Kubota, serviu para saber como andam as obras de infraestrutura para as quais a empresa foi contratada. 

Os questionamentos fazem parte dos trabalhos da comissão criada especialmente para investigar o atraso das obras que já dura quatro meses. Fazem parte da comissão os vereadores Edilson Rocha, Roberto Trevisan e Fernando Assunção. 

A ETC foi a vencedora da licitação que irá investir quase R$ 54,5 mi, em obras como pavimentação asfáltica, sinalização de trânsito, construção de ciclovia, drenagem, passeio público e esgoto. Os trabalhos deveriam ter início em junho, quando, segundo o presidente da comissão vereador Edilson Rocha, Ticola, pouco foi feito e em seguida paralisados. “A empresa iniciou os trabalhos e, conforme o andamento das obras, os recursos foram liberados”, explicou Ticola fazendo referência as medições. “Ela recebeu duas notificações (da Prefeitura) sobre a demora das obras e por isso, devido ao atraso, decidimos investigar o que está acontecendo”, emendou. As notificações foram feitas em agosto e outra em setembro. 

O engenheiro Diego de Paula falou à comissão que um novo planejamento foi elaborado e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos dentro do prazo estipulado pela ordem de serviço. “Vamos abrir de imediato três frentes de trabalho, que seriam na avenida André Maggi, no Jardim das Oliveiras e no Europa, para tentar concluir no prazo de 850 dias”, assegurou. “Vamos priorizar a mão de obra de Sinop e podemos abrir mais frentes com a contratação (terceirização) de mais empresas”, adiantou. A previsão é que as obras sejam concluídas em outubro de 2016.

Teixeira disse ainda que as obras de pavimentação asfáltica só devem ter início no ano que vem, quando iniciar o período de seca. “Agora nas chuvas não tem como fazer asfalto, pois não dá para fazer o rebaixamento da pista”, justificou. “Mas daria para fazer a drenagem abrindo 50 metros de valas e fechando no mesmo dia para evitar transtornos por motivo do período de chuvas”, emendou acrescentando que a empresa não deve  abrir frentes de trabalho em todos os bairros de atuação.  

Quanto aos motivos pelo atraso do início dos trabalhos, o engenheiro explicou que a ETC esbarrou nas dificuldades para abrir a filial no Estado. “Não imaginaríamos toda essa burocracia para desenvolver todo esse processo de documentação em Mato Grosso. Foi muito difícil e demorado”, lamentou. 

O próximo passo da comissão agora é elaborar o relatório e entregar ao presidente da Câmara Dalton Martini. “Vamos analisar toda a documentação que recebemos, as respostas que o engenheiro e o secretário nos deram, enfim, analisar tudo o que foi feito e fazer o relatório final”, informou o presidente da comissão. “Vamos solicitar ao presidente que transforme essa comissão em temporária para que possamos acompanhar todas as obras até a conclusão”, finalizou. 

Os bairros que serão beneficiados são: Jardim Europa, Imperial, Violetas, Oliveiras, Ipês e Orquídeas, Vitória Régia, Maria Carolina, Santa Rita, Novo Estado, Residencial Daury Riva, Parque das Araras e Setor Industrial Norte.