Comissão se reúne para definir ação de divulgação da lei Toque de Proteger e projeto De bem com a vida

por assecom — publicado 08/11/2013 19h00, última modificação 17/12/2014 20h00
Meta da comissão é envolver entidades de classes e conscientizar população sobre os riscos das drogas e álcool e aplicação da lei

Foi a primeira reunião de trabalho da Comissão Especial criada para acompanhar os trabalhos de divulgação da lei Toque de Proteger e do projeto De bem com a Vida, desenvolvido pela Polícia Civil em todo o Estado. A reunião ocorreu na sala da presidência da Câmara, na tarde dessa sexta-feira (8), e reuniu os vereadores Josi Palmasola (PP), Remídio Kuntz e Fernando Brandão (Solidariedade) e o delegado e coordenador regional do projeto, Pablo Borges Rigo. 

O encontro serviu para definir algumas ações entre elas uma reunião com entidades de classe como igrejas, CDL, ACES, Rotary, Lions, Maçonaria, OAB, PM, PF, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Promotoria, Usamb, Sindicatos, Acrinorte, entre outros. A reunião servirá para que as entidades possam conhecer o projeto para uma possível adesão. 

"É importante que todos façam parte, que abracem essa causa, pois a lei e esse projeto visam evitar que nossas crianças, nossos jovens, se envolvam com drogas, álcool que na maioria das vezes resulta em violência”, convocou a vereadora Josi, idealizadora da comissão. “É um trabalho que quanto mais pessoas estiverem envolvidas, maior será o seu alcance e, consequentemente, o resultado”, frisou. A reunião ficou marcada para o dia 13 deste mês, no plenário da Câmara a partir das 19h.

Além da apresentação do projeto às entidades, também ficou decidida a realização de uma campanha de conscientização, chamada Toque do Bem. A visitação visa conscientizar empresários, principalmente onde há comercialização de bebidas alcoólicas, sobre a venda de bebidas à menores bem como a permanência deles nas ruas depois das 22h, desacompanhadas dos responsáveis e que estejam em situação de risco. Trabalho que também será feito com a juventude. 

A Câmara Mirim também está envolvida no projeto. Os vereadores mirins irão visitar as escolas e conscientizar os alunos sobre os perigos do uso de drogas e do álcool. 

“Somos representantes da comunidade jovem e temos que servir de exemplo”, disse o presidente da Câmara Mirim, Adalberto Câmera.  

Além dos vereadores e do delgado, também participaram da reunião o secretário geral da Casa, Astério Gomes, a coordenadora da Câmara Mirim, Margarete Paludo, e o assessor jurídico da Câmara, Silvério Gonçalves Pereira. Também fazem parte da comissão os vereadores Ademir Bortoli (PROS) e Lindomar Guida (PSD).