Conscientização ambiental: Câmara Mirim realiza visita técnica em aterro sanitário de Sinop

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 13/09/2023 18h53, última modificação 13/09/2023 18h53

Destinação correta do lixo, como ele é tratado e armazenado, estes foram alguns dos fatores abordados durante a visita técnica da Câmara Mirim ao aterro sanitário de Sinop.

O local recebe me média 190 toneladas de material por dia. São resíduos produzidos pelos municípios de Sinop, Santa Carmem, Vera, União do Sul, Tabaporã, Cláudia e Feliz Natal.

A vereadora mirim Izabella Merlo, ressaltou que a visita foi um momento de aprendizado e conscientização ambiental. “Muito interessante todas as informações, desde a forma de tratamento até como o lixo é armazenado. Podemos realmente saber como é um aterro sanitário, como o trabalho é feito. Uma visita de muito aprendizado.”

O presidente da Câmara Municipal de Sinop, vereador Paulinho Abreu (PL), destacou que entre os objetivos do projeto Câmara Mirim, além de inserir e fomentar a participação mais ativa dos adolescentes no universo da política, está também o fomento a educação e orientação em diversos segmentos, como o meio ambiente, por exemplo. “Essa visita no aterro sanitário foi uma oportunidade para demonstrarmos a importância de cuidar do meio ambiente, de destinar o lixo em local adequado, além de acompanharmos todo o processo de destinação final do lixo produzido na cidade e em municípios vizinhos.”

O projeto da Sanorte, empresa responsável pelo aterro, prevê uma vida útil de quase 28 anos para o local.

“Foi uma visita para conhecimento com bom aproveitamento, na qual os vereadores mirins tiveram a oportunidade de conhecer in loco todo esse processo que envolve o aterro sanitário de Sinop, desde o recebimento, pesagem na balança até a disposição final na frente de trabalho. Uma grande parceria com a Câmara Municipal que agregou conhecimento para todos”, acrescentou o engenheiro ambiental e sanitarista da Sanorte, Hilton Brandão.