Corregedor solicita criação de Comissão Processante para apurar denúncias contra vereador

por Suzana Machado publicado 17/04/2017 14h20, última modificação 17/04/2017 19h15
Parlamentar acusado protocolou defesa na Secretaria Legislativa da Casa esta manhã

O corregedor da Câmara de Vereadores de Sinop (MT), Luciano Chitolina (PSDB), solicitou a Mesa Diretora da Casa que seja criada Comissão Processante para investigar as denúncias que envolvem o vereador Fernando Brandão (PR).

O relatório apresentado pelo corregedor é embasado em acusações e denúncias publicadas em veículos de comunicação e no relato dos citados que, de acordo com o documento, reafirmam à Corregedoria, ter repassado valor mensal ou o salário integral a chefe de gabinete Viviane Bulgarelli e ao vereador Fernando Brandão. “Com bastante cautela analisamos os fatos divulgados na imprensa e ouvimos também os denunciantes e o vereador. Diante disso, decidimos solicitar a criação de uma Comissão Processante para que os fatos sejam investigados e esclarecidos. A sociedade merece transparência e a verdade, que esta Casa tanto preza”, declara Chitolina.

A Mesa Diretora da Câmara tem o prazo de três sessões para fazer a leitura do relatório em Tribuna e criar a Comissão, que será composta por três vereadores. Os parlamentares que tiverem interesse em participar colocam seus nomes a disposição. A escolha será por meio de voto de todos os vereadores, com exceção do denunciado. “Esta será a primeira vez que a Casa realizara tal investigação. Se as acusações dos denunciantes forem comprovadas serão tomadas as sanções estabelecidas pelo Regimento Interno da Câmara, que podem resultar em cassação de mandato, por outro lado esta será a oportunidade do vereador comprovar sua inocência. Nosso comprometimento é com a verdade e nosso objetivo é esclarecer os fatos e sermos transparentes com a sociedade”, frisa o corregedor.

Posicionamento

O vereador Fernando Brandão, protocolou no final da manhã desta segunda-feira (17), junto a Secretaria Legislativa da Casa, documento no qual presta esclarecimentos à Corregedoria referente às denúncias apresentadas.

Na defesa, o parlamentar alega total inocência, reforçando que não é de prerrogativa do vereador atos de contratação ou pagamento, sendo que ao mesmo cabe indicar a pessoa. No documento, o vereador ainda aponta que “o pagamento é feito pelo setor de Recursos Humanos [da Casa] e direto em conta bancária dos denunciantes”.

Fernando Brandão ainda reitera seu respeito e confiança a chefe de gabinete, Viviane Bulgarelli, a qual define como uma pessoa idônea, trabalhadora e correta. “As denúncias não têm embasamento de nenhuma prova. São vídeos nos quais duas pessoas, que não conseguiram seus intentos com relação a novos cargos, quiseram me prejudicar”, declara o vereador.