CPI do transporte público faz nova vistoria em rota

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 07/10/2021 16h10, última modificação 08/10/2021 15h41

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar os serviços prestados pela empresa de transporte público, realizou nessa terça-feira (5), a segunda vistoria nos ônibus de transporte de passageiros. Os vereadores Moisés do Jardim do Ouro (PL), presidente da comissão, e Dilmair Callegaro (PSDB), relator, percorrem a linha Boa Vista, que também atende aos bairros Centro, São Cristóvão, Buritis e Setor Industrial. O objetivo da fiscalização foi verificar as condições dos veículos usados no transporte de pessoas. Os parlamentares também observaram as condições dos pontos e ouviram os usuários.

Problemas como falta de ar-condicionado, bancos soltos, pontos sem cobertura foram apontados pela comissão. Mas foi a falta de horários nas linhas a principal reclamação. “Se não vim as seis e quarenta (horas), tem que vim meio dia e meia. É muito pouco (horário) e isso atrapalha”, lembrou Maria Martins de Araújo. “Os (horários) ônibus é a cada três horas e a gente cansa de esperar na estrada. No sábado e no domingo se quiser vim para o Centro, não tem como”, reclamou Célia da Silva. “A gente fica esperando mais de uma hora naquele sol quente, porque nem ponto de ônibus tem. Aos domingos a gente trabalha e tem que pagar Uber para ir pra casa porque não temos circular, é muito pouco, principalmente, nos horários da manhã. Acho que deveria tem mais circular circulando, principalmente nos horários das seis até oito horas para gente poder trabalhar e não ficar só dependendo de Uber”, cobrou a passageira Conceição Guerra.

Os vereadores devem realizar mais vistorias para verificar as condições dos veículos usados em outras rotas. Todas as informações coletadas deverão fazer parte do relatório final que deverá ficar pronto dentro do prazo regimental, que é de 60 dias. “Estamos caminhando para os finalmentes da CPI. Tanto pelos problemas pelos quais a CPI foi aberta, também as demandas que a gente vislumbrou e visualizou nos trabalhos da CPI, vão estar nesse relatório que será apresentado a população”, assegurou o relator Dilmair Callegaro que informou ainda que sugestões para a solução dos problemas também devem ser apresentadas.

A CPI foi criada em agosto depois de denúncias sobre as condições precárias dos veículos usados para o transporte de passageiros. Os vereadores já percorreram a rota que faz Centro-Alto da Glória. “Nosso objetivo com essas visitas é fazer um relatório consistente para dar respaldo jurídico futuramente. Ou romper com essa concessão ou, pelo menos, negociar, sentar, colocar na mesa e arrumar (os problemas), porque do jeito que está não dá mais para ficar”, explicou o presidente da comissão Moisés do Jardim do Ouro. “Vamos fazer uma CPI séria imparcial e fazer um relatório bem feito, sem politicagem. Mas no final, o resultado só pode ser um: benefício para a população na melhoria na qualidade de vida, independente se essa empresa ou outra. Precisamos arrumar, ou essa aqui se organiza, ou abre uma nova concessão. Traz uma outra empresa para ter competitividade e melhorar o processo de transporte coletivo, porque as pessoas não aguentam mais essa situação”, pontuou o presidente. Além de Moisés e Dilmair, o vereador Celsinho do Sopão (Republicanos) também faz parte da comissão.