Dalton quer obrigatoriedade de portas giratórias em bancos

por assecom — publicado 16/09/2014 18h09, última modificação 17/12/2014 20h00
Instalação de equipamento é um pedido de sindicato para aumentar segurança em bancos que não dispunham do dispositivo para detectar metais.

Garantir que todas as agências bancárias existentes em Sinop instalem portas giratórias detectoras de metais. Foi pensando na segurança de colaboradores e clientes que o vereador Dalton Martini (PP), apresentou na Câmara um projeto que obriga os bancos a instalarem as portas. A proposta foi votada e aprovada, em primeira votação, na sessão de ontem (15).

Conforme Dalton, a medida foi para atender um pedido feito pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (SEEB-MT). A entidade, conforme o parlamentar, está preocupada com a facilitação para ação de criminosos em agências que não disponibilizam da proteção.

“(...) preocupado (Seeb) com a vulnerabilidade e facilidade da entrada de pessoas que eventualmente portem quaisquer tipos de metais que possam provocar uma ação criminosa nas agências que ainda não possuem a porta giratória”, justificou. “Sabemos que a maioria das agências bancárias em Sinop possuem semelhante sistema, com exceção de duas agências, as quais, aprovado o presente projeto, deverão se adequar às novas exigências”, aposta.

De acordo com o projeto, as agências terão o prazo de dois meses para se adequarem as novas regras. Período que passa a contar a partir da data de publicação da lei, após ser sancionada pelo prefeito Juarez Costa. O banco que não atender às novas exigências pode ser multado em 100 Unidades de Referência (UR’s).

Ainda são necessárias outras duas votações para que o projeto seja encaminhado ao Executivo para sanção.