Debortoli aprova projeto na área da Saúde

por Suzana Machado/Assessora Parlamentar — publicado 02/08/2022 18h00, última modificação 04/08/2022 15h51

O vereador Ademir Debortoli (Republicanos) aprovou, durante a sessão de segunda-feira (01.08), o Projeto de Lei 040/2022 que instituí no município de Sinop o Dia Municipal de Conscientização da Neuromielite Óptica, a ser comemorado anualmente no dia 27 de março.

A neuromielite óptica é conceituada como uma doença autoimune inflamatória do sistema nervoso central, caracterizada por atingir e destruir os nervos ópticos e a medula espinhal. A referida doença causa sintomas semelhantes àqueles da esclerose múltipla, já tendo chegado a ser considerada uma variante dessa enfermidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças raras são as que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos ou 1,3 a cada dois mil. O número exato de doenças raras ainda é desconhecido, porém, atualmente, são descritas de sete a oito mil doenças na literatura médica, sendo que 80% delas decorrem de fatores genéticos e os outros 20% estão distribuídos em causas ambientais, infecciosas e imunológicas. “Sendo a neuromielite óptica uma doença rara grave, faz-se necessário dar visibilidade e apoio a seus pacientes e familiares”, complementa o vereador.

Por meio de Indicação, o parlamentar solicitou ainda às secretarias de Obras e de Trânsito, a construção de quebra-molas na Estrada Virgínia, em frente aos loteamentos Virgínia, Recanto da Mata e Pôr do Sol.

Para análise das Comissões Permanentes da Câmara, seguiu o Projeto de Lei 045/2022 que estabelece a obrigatoriedade do Poder Executivo Municipal de Sinop em realizar exames clínicos preventivos nos alunos da Rede Municipal de Ensino.