Debortoli pede estudo de viabilidade para instalação de placas solares em escolas

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 17/02/2023 19h20, última modificação 17/02/2023 19h20

O vereador Ademir Debortoli (Republicanos) solicitou a secretaria de Educação, por meio de Indicação, que realize um estudo de viabilidade para implantação de placas solares nas creches e escolas da rede de ensino municipal de Sinop.

O documento destaca que a instalação de energia solar fotovoltaica deve estar entre os avanços estruturais das unidades escolares e pode gerar vários benefícios. A conta de energia tem peso considerável nos gastos destas instituições, que tem boa parte do orçamento mensal destinado aos custos com energia elétrica.

“Com a instalação de um sistema de geração próprio, as instituições de ensino podem economizar consideravelmente com esse custo, tendo a possibilidade de produzir a energia que consomem mensalmente. Além disso, com a redução nos custos com energia elétrica, é possível investir mais na modernização de equipamentos, treinamento de equipe, realização de eventos, além de oferecer mais atividades educativas aos alunos”, defende o vereador.

O parlamentar também solicitou a secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a necessidade de realizar obra de tubulação na Avenida dos Jatobás, na Avenida das Itaúbas, na Avenida dos Ingás, e na Avenida das Palmeiras.

As demandas foram aprovadas por unanimidade durante a 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (13).