Debortoli sugere criação de dia de prevenção ao Glaucoma em Sinop

por Suzana Machado/Assessora Parlamentar — publicado 06/10/2022 15h32, última modificação 06/10/2022 15h32

O vereador Ademir Debortoli (Republicanos) encaminhou para análise das Comissões de Justiça e Redação e de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social, o Projeto de Lei 052/2022 que
institui o dia 26 de maio como o Dia Municipal do Glaucoma, no município de Sinop.
O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e envolve a perda de células da retrina, sendo considerado como a principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima de 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas.
Por ser uma doença, inicialmente, assintomática, a melhor maneira de prevenção é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano para avaliação e medida da pressão. Apesar de ser crônica e sem cura, pode ser controlada com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intraocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
“A criação de uma data oficial dentro do calendário municipal, que segue a data nacional também celerada em 26 de maio, tem por objetivo reforçar ações de prevenção e combate a doença”, reforça o vereador.
O parlamentar apresentou ainda durante a sessão ordinária de segunda-feira (03), Indicação direcionada às secretarias de Administração e de Assistência Social, solicitando a prorrogação do Termo de Cessão de Uso de Bem de Imóvel nº 001/2020 firmado com a Associação Tendas das Missões de Sinop. A referida instituição solicita que a renovação da concessão seja por mais 20 anos, sendo o novo prazo para início das obras de dois anos e o novo prazo para conclusão das obras de cinco anos.