Demandas da região norte serão levadas ao governo após encontro da UCMMAT

por assecom — publicado 15/04/2015 15h25, última modificação 15/04/2015 20h38

Três prioridades que são enfrentadas pela maioria dos municípios no Norte do Estado foram levantadas durante o encontro da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), realizado nesta quarta-feira (15-04), no plenário em Sinop.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da casa, Mauro Garcia (PMDB) e a presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, Edileusa Ribeiro.

A demora na liberação de projetos de manejo e outros entraves, que prejudicam o trabalho do setor madeireiro, a falta de segurança e melhora na estrutura da saúde, foram os tópicos levantados no encontro.

“A Sema leva em média um ano para liberar uma licença. A maioria dos municípios tem prazo para fazer o aterro sanitário. Os manejos florestais estão levando mais de 5 anos para então a Lei dizer se pode ou não fazer, com isso inviabiliza o setor. Então, temos que levar ao governador esta demanda, para que mude imediatamente algumas regras e faça gestão para estas situações andarem rapidamente", colocou o presidente da Câmara municipal de Sinop, Mauro Garcia (PMDB).

O presidente do Sindicato das Industrias Madeiras - Sindusmad, Gleison Tagliari disse que o setor de base florestal ainda representa um importante papel dentro da economia do estado. “Temos dificuldades dentro da Legislação, não só Estadual como Federal, que dificultam nosso trabalho. Esta conscientização dos vereadores em nos ajudar, efetivamente vem impulsionar a mobilização pelos nossos ideais”, disse.

11 presidentes de Câmaras e dezenas de vereadores de municípios do Nortão, tiveram a oportunidade de expor as suas necessidades.

Conforme o vereador João Cândido, presidente da Câmara de vereadores de Juara, a logística é o grande entrave para o desenvolvimento da região do Vale do Arinos. “Precisamos que a pavimentação da MT-220 ligando a BR-163 seja concluída, da mesma forma que a antiga estrada Baiana, a MT-338 seja finalizada. Hoje temos uma ligação asfáltica somente via Juína, mas o caminho é mais extenso para chegar até a capital. Além de que precisamos melhorar e muito as áreas de segurança e saúde na nossa cidade”, explicou.

Após o encontro, foi assinada uma Carta Aberta que será anexada com as reivindicações que serão discutidas em mais três encontros em Canarana no Araguaia, Rondonópolis na região Sul e na Baixada Cuiabana, em Cuiabá

As demandas serão entregues ao governador do Estado Pedro Taques (PDT), no dia 8 de maio em audiência já marcada pela direção da UCMMAT. O vereador Bruno Stellato (PDT) de Sorriso, esteve representando o governador de Mato Grosso no encontro em Sinop.

A avaliação do encontro é muito positiva, conseguimos mobilizar os vereadores, os presidentes de câmaras. Este engajamento fortalece a entidade e temos o comprometimento do governador Pedro Taques com a UCMMAT, de que ouvirá as situações vivenciadas nos municípios, e tomará as devidas providências. Esperamos fazer mais encontros como este e ajudar o executivo a desenvolver um governo com ações decentralizadoras e eficazes para a comunidade”, finalizou a presidente.