Dilmair homenageia sinopenses por serviços prestados à comunidade

por Gilson Santos publicado 08/12/2020 18h11, última modificação 08/12/2020 18h11
Dilmair homenageia sinopenses por  serviços prestados à comunidade

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Na penúltima sessão ordinária do ano, o vereador Dilmair Callegaro prestou homenagens a quatro sinopenses que se se destacaram na vida profissional e também pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Através do Projeto de Decreto Legislativo 018/2020, o vereador homenageou com Título de Cidadão Sinopense Honorário, o Sr. Marco Antonio Back. O homenageado é empresário em Sinop e também é conhecido pelos serviços prestados junto à comunidade católica, onde atua como ministro da Palavra e da Esperança, vice-tesoureiro da Caritas Diocesana, coordenador do Conselho Pastoral Paroquial e também faz visitas ao Presídio Ferrugem, Centro de Recuperação de Alcoólatras e Centro de Ressocialização de Menores.

O Projeto de Decreto Legislativo 020/2020 concedeu Título de Cidadão Sinopense Honorário, ao empresário José Carlos de Paula, pioneiro na atividade agrícola, é um dos fundadores do Sinop Futebol Clube e da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Participou da construção da igreja São Camilo, trabalhou em diversos movimentos da Igreja Católica, dentre eles o ECC (Encontro de casais com Cristo) e na coordenação da formação de casais para o casamento.

Pela Moção de Aplauso 011/2020, Dilmair homenageou a médica sinopense Sthefany Pagliari pela participação na realização das pesquisas de vacinas contra a Covid-19 no Jenner Institute (Universidade de Oxford), desde 1 ° de outubro. Sthefany é pesquisadora de pós-doutorado num dos mais avançados centros de desenvolvimento de vacinas do planeta.

Já a Moção de Aplauso 012/2020 homenageou a arquiteta Rafaela Zanirato, responsável pela criação de um desenho a pedido de uma empresa da Espanha e que está sendo reproduzido em revestimentos cerâmicos e cubas, sendo comercializada em todo continente europeu. Inspirada no artesanato brasileiro e decoração da sua casa na infância, contrapondo a frieza da porcelana com a beleza e o frescor que a natureza traz, a empresa criou a linha de revestimento Batch by Rafaela Zanirato.

O vereador também apresentou a Indicação 616/2020 na qual pede atendimento de médico pediatra em todas as Unidades Básicas de Saúde do município ao menos uma vez por semana, considerando a grande demanda de consultas pediátricas, reduzindo desta forma a sobrecarga do Centro de Especialidades Médicas, além de proporcionar acompanhamento mais frequente para as crianças.

Na indicação 617/2020, Dilmair Callegaro pediu para incluir a vitamina D3 na lista de medicamentos fornecidos gratuitamente, pelos Postos de Saúde do Município, para pessoas acima de 60 anos de idade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia a vitamina D tem como papel fundamental a manutenção da massa óssea, porém, alguns estudos tem sugerido que ela pode influenciar também o sistema imunológico. Sua deficiência (hipovitaminose D) pode estar relacionada com o desenvolvimento de doenças autoimunes, como diabetes mellitus insulinodependente, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lupus, encefalite autoimune e artrite reumatoide.