Dilmair pede aplicação de fumacê para combate ao Aedes aegypt

por Clayton da Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 09/11/2021 19h14, última modificação 09/11/2021 19h14

A Câmara de Vereadores de Sinop aprovou na sessão desta semana um pedido do vereador Dilmair Callegaro (PSDB), para que o município através da Secretaria Municipal de Saúde, inicie o serviço de borrifação Ultra Baixo Volume (UBV), conhecida popularmente como fumacê.

O Ministério da Saúde recomenda que o veneno seja aplicado para o combate ao mosquito Aedes aegypt em locais onde há casos comprovados de dengue, chikungunya ou zika.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) há cerca de duas semanas, Sinop está classificada como de alto risco para dengue, com a incidência dos casos acumulados maior ou igual a 300 por 100 mil habitantes.

A tabela mostra que entre janeiro e outubro deste ano, Sinop registrou 2678 casos de dengue com uma morte confirmada, 13 casos de zika e 9 casos de chikungunya. No mesmo período do ano passado foram registrados 8728 casos de dengue, 39 de zika e 22 de chikungunya.

Embora os números mostrem uma queda considerável em relação ao ano passado, a preocupação é com o aumento na proliferação do Aedes aegypt com o início do período de chuvas.

Estudos mostram que uma fêmea do mosquito coloca cerca de 400 ovos que podem infectar 300 pessoas.

O pedido de providências e a sugestão de fumacê é uma demanda que recebemos de moradores de diversos bairros de Sinop, preocupados com a infestação do mosquito. O fumacê, no entanto, é medida emergencial. A população precisa fazer a ação preventiva, mantendo os quintais livres de quaisquer objetos que possam acumular água da chuva, servindo de criadouro para o Aedes aegypt”, justificou o vereador.

O boletim epidemiológico da SES mostra que Mato Grosso registrou 24967 casos de dengue em 2021, sendo 28 deles considerados graves. Seis mortes foram confirmadas e três estão sob investigação.

registrado em: