Dilmair pede convênio entre município e escolas de natação em benefício de crianças autistas
O texto apresentado e aprovado na sessão da segunda-feira (21), deve ser encaminhado para providências da secretaria de Saúde mostrando a necessidade de firmar uma parceria público-privada com escolas de natação do município para oferecer de forma gratuita aulas de natação para crianças autistas em famílias de baixa renda, como forma de melhorar a coordenação motora.
O vereador argumenta que a natação de uma forma geral, além de se tornar benéfica para as crianças com autismo ao nível dos vários fatores psicomotores, perceptivo motor, afetivo e social, revela-se também como um importante elemento facilitador da aprendizagem da criança autista.
Segundo especialistas, o processo de aprendizagem da natação traduz-se numa disciplina passível de ser ensinada e assimilada por indivíduos com autismo, tendo em vista que a natação ajuda a aprender a respirar, desenvolver o respeito pelos limites, desenvolvimento da lateralidade e coordenação de movimento conjunto de grupos musculares, além disso, é um agente facilitador no processo de socialização da criança.
Na mesma sessão foi aprovada indicação pedindo que o Executivo implante QR Code em todas as placas de obras municipais de forma a facilitar a leitura e a fiscalização eletrônica.
Dentre as informações que devem ser disponibilizadas estão o valor da obra, prazo de execução e entrega, notas fiscais emitidas e agente fiscalizador durante a execução do projeto.
A demanda foi encaminhada para a secretária de Governo e projetos Estratégicos, Faira Strapazzon.
O vereador também teve aprovada em primeira votação emendas à Lei Orçamentária Anual, exercício 2024, no valor de R$ 1.073.811,42. Os recursos serão distribuídos para 43 entidades, sendo a maioria ligadas a projetos sociais e de saúde.