Dilmair pede UBS exclusiva para atendimento de idosos

por Clayton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 12/07/2022 17h46, última modificação 12/07/2022 17h46

A sugestão apresentada e aprovada em forma de indicação ao Executivo, busca a qualificação dos serviços de saúde através de um atendimento específico e prioritário para a população acima de 60 anos.

O vereador autor destacou que a própria Constituição Federal em seu Art. 196, garante que a saúde é direito de todos e dever do Estado, e combinado com os incisos I e VIII, do art. 3°, do Estatuto do Idoso, justifica a aplicabilidade desse direito com a criação da Unidade Básica de Saúde exclusiva para as pessoas idosas.

“Entendemos pela importância da implementação da UBS do Idoso, para o atendimento dessas pessoas que mais sofrem pela falta de garantias, não tão somente pelo direito que lhes guarnece, mas também pelo fato de gerar uma melhor fluidez nas demais unidades de atendimento à saúde pública nesse município”, disse Dilmair.

Segundo a proposta o atendimento que já acontece nas UBSs, deve permanecer.

O vereador Dilmair também é autor da proposta que prevê a necessidade de disponibilizar aplicativo para celulares que integre e ofereça aos munícipes informações por geolocalização dos caminhões de coleta de lixo.

A medida deve ser aplicada nas próximas nas licitações para contratação de serviço de coleta de resíduos sólidos.

Uma vez que o serviço seja implantado será possível acompanhar em tempo real a localização dos caminhões de coleta seletiva e domiciliar, além de conferir a programação de datas e horários para coleta em sua região.

Com essas informações, os munícipes podem colocar o lixo na rua nos horários próximos à coleta, evitando o acumulo nas calçadas.

As propostas serão encaminhadas para os secretários Daniela Galhardo e Thiago Carvalho, de Saúde e Administração, respectivamente.