Dilmair sugere reaproveitamento de águas pluviais

por Gilson Santos publicado 18/05/2020 19h03, última modificação 18/05/2020 19h03
Dilmair sugere reaproveitamento de águas pluviais

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A proposta do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) é que o município faça o reaproveitamento de águas pluviais através da construção de cisternas capazes de fazer a captação da água das chuvas.

Segundo o vereador, além da preocupação com a sustentabilidade, a medida é uma maneira de evitar a falta de água em períodos de estiagem. “A água captada e armazenada de forma correta pode ser utilizada em atividades do cotidiano, que não necessitam obrigatoriamente de água tratada, gerando assim, economia a médio e longo prazo, para o município e consequentemente ao País, que busca da sustentabilidade”, defendeu o parlamentar.

A captação de água das chuvas, aliás, foi inserida há pouco mais de dois anos na Lei 9.433/97, conhecida como Lei das Águas, prevendo a promoção de iniciativas que estimulem o uso das águas pluviais na manutenção de jardins, limpeza de calcadas ou em atividades agrícolas e industriais.

A Política Nacional de Recursos Hídricos, determina que a gestão das águas deve ser descentralizada, garantindo à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos. A legislação também define que, em situações de escassez hídrica, o uso prioritário da água é para consumo humano e para matar a sede de animais.

O documento com a sugestão do parlamentar será encaminhado para a prefeita Rosana Martinelli e para a secretária Ivete Mallmann (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

Também do vereador Dilmair Callegaro foi aprovada a Indicação 161/2020 mostrando a necessidade da concessão de auxílio-aluguel às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O benefício, temporário, poderá ser concedido para as mulheres atendidas por medida protetiva e em extrema situação de vulnerabilidade.

A indicação será encaminhada para a secretária Josi Palmasola, da Assistência Social, Trabalho e Habitação.