Dilmair sugere uso de tecnologia para mapear ruas e avenidas que precisam de manutenção

por Clayton Cruz/ Assessoria Parlamentar — publicado 09/08/2022 16h56, última modificação 09/08/2022 16h56

A proposta do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) aprovada na sessão desta segunda-feira (08), pede que o executivo municipal contrate "carro inteligente" para mapear os locais que necessitam de manutenção nas vias públicas, em Sinop.

A tecnologia inovadora detecta problemas nas vias públicas, como buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas, entre outros.

Trata-se de um veículo com câmera de alta resolução, sensores especiais e inteligência artificial, que ocorrerá regularmente todo o município, fazendo o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção.

O sistema também transmite todos os dados diretamente para a nuvem e podem ser acessados em tempo real de qualquer lugar com acesso à internet.

As ocorrências identificadas podem ser segmentai e visualizadas em detalhes por cada secretaria responsável pela solução do problema.

“Vivemos a era da tecnologia e é fundamental que o poder público se arme com essas ferramentas para tornar a prestação de serviços mais rápida e menos burocrática. O carro inteligente coloca o município na palma da mão do prefeito e seus secretários”, disse o vereador justificando a proposta.

A sugestão será encaminhada para o prefeito Roberto Dorner e para o secretário de Administração, Thiago de Carvalho.

registrado em: