Elbio cobra implantação de UTI pediátrica em Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 22/03/2023 15h22, última modificação 22/03/2023 15h22

Sinop, cidade localizada a 500 km ao Norte de Cuiabá, considerada a quarta economia do Estado de Mato Grosso e até 2021 tinha uma população estimada de pouco mais de 148 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia (IBGE), e não disponibiliza de nenhuma UTI Pediátrica (Unidade de Tratamento Intensivo) na rede pública de saúde. Só este mês, duas crianças, de 2 e 3 anos, morreram na UPA à espera de um leito em outros municípios.

Uma situação que preocupa o vereador Elbio Volkweis (Patriota) e, por isso, na sessão dessa segunda-feira (20), apresentou uma indicação que cobra do governo do Estado e de deputados a implantação de um Centro de Pediatria, com UTI’s, no Hospital Regional de Sinop.

“É inconcebível o fato de Sinop, uma cidade com o porte econômico que tem, a quantidade de cifras em impostos que arrecada aos cofres públicos, não ter nenhum leito de UTI para atender nossas crianças”, lamentou. “É obrigação do governo implantar um centro (pediátrico) no Hospital Regional, porque nossos munícipes não podem depender de outras cidades para buscar atendimento. Sinop é cidade referência para toda a região, inclusive para o Sul do Pará, nos mais diversos setores, principalmente na saúde. Já passou da hora de termos um centro de UTI’s no hospital regional, é questão de urgência”, cobrou. A indicação também foi endossada pelo vereador Mário Sigizaki (Podemos).

Outro pedido feito por Elbio foi a continuidade da duplicação da Avenida André Maggi, no trecho entre a empresa Transportes Rosa e A avenida José Naeno, próximo ao bairro Dauri Riva. O vereador lembrou que é grande o fluxo de veículos no local e o uso de apenas uma pista coloca em risco o trânsito de pedestres e ciclistas. “Sem a conclusão da duplicação da avenida e também da rotatória que dá acesso ao bairro Daury Riva, motoristas são obrigados a trafegar na contramão, o que coloca em risco a vida das pessoas que transitam no local”, pontuou.

As duas indicações apresentadas por Volkweis foram aprovadas por unanimidade pela bancada parlamentar. Os pedidos serão encaminhados ao governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde aos deputados Dilmar Dal Bosco e João José de Matos (mencionados na indicação), Prefeitura de Sinop e Secretarias de Obras e de Trânsito, respectivamente, para que sejam analisados e atendidos.