Elbio pede implantação de programas de combate às drogas

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 24/05/2024 16h10, última modificação 24/05/2024 16h10

Foi para reforçar a luta contra às drogas que o vereador Elbio Volkweis (Podemos) cobrou a implantação de programas que visem o combate aos entorpecentes. A indicação que trata sobre o assunto foi aprovada na sessão dessa segunda-feira (20), na Câmara de Sinop.

Um estudo divulgado pelas Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), mostra que em 2021 mais 12 milhões de pessoas que fazem uso de algum tipo de droga em todo país e a cocaína a droga mais consumida. Em Sinop não há dados oficias sobre o número de usuários, mas para o vereador o combate deve ser feito, pois é de conhecimento que no município há milhares de pessoas que fazem o uso de algum tipo de droga.

“O combate a esse mal que afeta milhares de famílias em todo o mundo e aqui em Sinop, infelizmente, não é diferente, tem que ser feito incansavelmente. É um trabalho contínuo de responsabilidade de todos, principalmente, do poder público”, destacou. “É urgente o enfrentamento a esse mal que impacta profundamente a saúde pública, a segurança e ao bem-estar social”, pontuou.

Conforme a indicação, os programas devem abranger questões como a prevenção, o tratamento e a reintegração social dos dependentes químicos. O pedido do parlamentar, é direcionado as Secretarias de Educação e Assistência Social.

Durante o pequeno expediente, Elbio pediu à presidência da Casa para que adie para às 16 horas a sessão do dia 29. O pedido do parlamentar é para que os vereadores possam participar da reunião com o governador Mauro Mendes.

Conforme Elbio, o encontro, promovido pela Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), tem por objetivo discutir a moratória da soja e da carne, e será voltado para vereadores de todo o Estado. “Conversando com demais vereadores, esse pedido é para que todos possam participar e ter tempo hábil para chegar no dia seguinte”, justificou o pedido.

O evento acontece no próximo dia 28, em Cuiabá, a partir das 14h.